COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
EM VISITA à Redação de O Estado, na manhã de ontem, o candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior recebeu muitos elogios por sua ótima participação no debate dos candidatos à Prefeitura de São Luís realizado pela TV Mirante, com mediação do jornalista Clóvis Cabalau. Na foto, Duarte Junior trocando um dedo de prosa com Marcos Sarney e Cabalau
EM VISITA à Redação de O Estado, na manhã de ontem, o candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior recebeu muitos elogios por sua ótima participação no debate dos candidatos à Prefeitura de São Luís realizado pela TV Mirante, com mediação do jornalista Clóvis Cabalau. Na foto, Duarte Junior trocando um dedo de prosa com Marcos Sarney e Cabalau
UM FOCO de luz na sempre bonita e charmosa apresentadora de rádio e TV Paulinha Lobão
UM FOCO de luz na sempre bonita e charmosa apresentadora de rádio e TV Paulinha Lobão

Marlene chegando a São Luís
Quem está sendo esperada em São Luís neste fim de semana é a empresária Marlene Mattos. Famosa por ter impulsionado a carreira da apresentadora Xuxa até transformá-la num grande fenômeno de comunicação no Brasil, a maranhense, que hoje dá consultoria para empresários do setor, vem a esta Capital especialmente para tocar alguns projetos em parceria com Alípio Moraes e Emmanuel Márcio Barbosa.

Poesia celebra Carlos Cunha
Um recital na praça dos Poetas, nesta sexta-feira, para homenagear Carlos Cunha marcará os 30 anos do falecimento do poeta, trovador e declamador.
A homenagem será transmitida simultaneamente pelo canal do You Tube Inspire e Comunique.
Poeta romântico, simbolista e moderno; jornalista independente; professor autêntico; historiador aguçado; trovador revolucionário e um declamador sem mestre; crítico literário e um estudioso que transpôs as fronteiras acadêmicas comportadas assim era Carlos Cunha.
Ele deixou uma obra vasta, sendo um dos bons representantes da literatura maranhense contemporânea, contribuindo para a autenticidade da cultura regional.
Na coordenação da atividade, a jornalista, escritora, professora e filha de Carlos Cunha, Wanda Cunha, o produtor e educador cultural Paulinho
Dimaré e as jornalistas Franci Monteles e Yndara Vasques, idealizadoras do Inspire e Comunique.

Sem título
O plenário do Supremo Tribunal Federal confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial de identidade com foto.
Com a decisão, os ministros do Supremo tornaram definitiva uma decisão liminar concedida pelo plenário às vésperas da eleição geral de 2020, a pedido do PT.
O julgamento de mérito foi encerrado no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral, de uma semana, para votar por escrito.

Cinema Nacional
O longa-metragem “As órbitas da água”, do cineasta maranhense Frederico Machado, foi selecionado para a Mostra Nacional de Cinema de São Paulo 2020.
O filme é a terceira parte da “Trilogia Dantesca”, cuja produção é baseada nas obras de Nauro Machado, um dos maiores poetas do Brasil e pai do cineasta.
O evento começa hoje e segue até o dia 4 de novembro, aberto à votação popular.
Além de “As órbitas da água”, também fazem parte da trilogia “O exercício do caos” e “O signo das Tetas”. Os filmes privilegiam a poesia e buscam por novas possibilidades subjetivas.

Na seleção
Um maranhense de Tuntum, Vítor Gabriel, foi convocado para a seleção brasileira sub-17 de futebol. O garoto de 16 anos recebeu sua primeira convocação para vestir a camisa amarelinha esta semana.
Esta foi a primeira lista do novo treinador Paulo Victor Gomes e os atletas se apresentarão no dia 2 de novembro para treinamentos em Itu, no interior de São Paulo, até o dia 13 do mesmo mês.
Os treinamentos servirão como preparação para o Torneio Sul-Americano Conmebol, que será disputado entre 31 de março e 25 de abril, em 2021.
A competição é classificatória para a Copa do Mundo da categoria.

Festa literária em novembro
Confirmado para o dia 23 de novembro, das 17h às 22h, o maior acontecimento cultural deste fim de ano em São Luís: o lançamento dos livros “Em Busca de Vultos Perdidos”, reunindo crônicas que publiquei no PH Revista, e “PH – Ícnone e grife da sociedade”, do jornalista Thiago Bastos.
No capítulo: o grande sarau cultural será realizado no belíssimo casarão da família Sarney, no bairro do Calhau, cedido especialmente para esse encontro que marcará época na vida social e cultural de São Luís.

TRIVIAL VARIADO
No mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Botoclinic Golden, em parceria com o Golden Shopping Calhau, realizará, amanhã, o Beauty Day Outubro Rosa. O evento surge com a proposta de ajudar na conscientização acerca da prevenção do câncer de mama.

No assunto: a programação terá início às 10h e seguirá durante o dia inteiro. E contará também com uma palestra, às 17h, na praça de eventos do Golden Shopping, realizada pelos alunos da Liga de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Curso de Medicina da UFMA.

Sem festas, porque estes tempos de pandemia não permitem aglomerações, o empresário aposentado Euzébio Cavaignac comemora 90 anos de idade no próximo dia 30. Mesmo assim, sua filha-caçula Danielle está preparando uma surpresa para ele.

Para auxiliar instituições de saúde durante a pandemia, a editora Artmed e a NANDA International liberaram gratuitamente o acesso digital à licença dos
Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I para uso em sistemas hospitalares. Para utilizar é necessário se cadastrar na página: bit.ly/nanda-para-todos

O apelo do uniforme será forte nestas eleições. O Maranhão comparece com vários candidatos das polícias ou das Forças Armadas. No Brasil, serão 7.258 candidatos policiais ou militares, que podem transformar o tradicional lema “para servir e proteger” em slogan de campanha.

No assunto: o levantamento é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, elaborado pela ONG Fórum de Segurança Pública com base em dados dos Estados.

Em tempo: a bandeira mais presente no discurso desses candidatos é de que a sociedade ajude a retirar os freios à atividade policial. Que acabe, em resumo,
aquela história de “a Polícia prende e a Justiça solta”. Já os militares costumam agregar a isso apelos por patriotismo e defesa da brasilidade.

DE RELANCE

Volta da Feirinha São Luís
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior deu uma ótima notícia para o setor produtivo, cultural e turístico da Capital: a volta da Feirinha São Luís. A partir deste domingo, dia 25, a Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, volta a ser palco de um dos programas mais charmosos da gestão municipal. A Feirinha São Luís volta com formato diferente, com número de barracas reduzidos e a adoção de medidas sanitárias como o uso obrigatório de máscaras, controle no fluxo de pessoas e totens com álcool em gel.

Volta da Feirinha 2
Seguem mantidas a venda de produtos da agricultura familiar, artesanato, comidas típicas e as atrações culturais. Portanto, além de fortalecer a retomada da economia, a Feirinha São Luís é uma opção de lazer para as famílias são-luisenses e para quem estiver visitando a cidade.

Propaganda em que tudo pode
Quem acompanha a propaganda dos candidatos a prefeito de São Luis no rádio e na TV tem a sensação de que as portas do paraíso vão se abrir em 1º de janeiro de 2021, com a redução do IPTU e a qualificação dos serviços. Como o tempo é curto, a mensagem não detalha como se dará o milagre da multiplicação dos investimentos com a redução do imposto para empresas, pessoas físicas ou a todos os proprietários de imóveis. Os anúncios são genéricos. Quando se
aprofunda com os candidatos a forma como pretendem reduzir a carga tributária sem explodir o orçamento, descobre-se que não é tão simples quanto parece e que as compensações, em muitos casos, são virtuais.

Falsa polêmica
Os entusiastas das teorias conspiratórios estão em polvorosa com a informação de que o então vice-presidente Michel Temer se encontrou com o
comandante do Exército um ano antes de impeachment, divulgada durante o lançamento do livro A Escolha, elaborado a partir de entrevistas de Temer concedidas ao jornalista Denis Rosenfield. Haveria motivos para o frenesi se um vice-presidente não conversasse com os militares.

Falsa polêmica 2
No assunto: e se, no caso, essa conversa só se deu um ano antes do impeachment, a crítica deve ser pela demora. A alegação de que esse encontro configuraria a prova da conspiração só faria sentido se a lógica valesse para todos. Então, pasmem com o absurdo, Hamilton Mourão estaria proibido de conversar com o comandante do Exército.

De volta ao pago
O Jornal Folha de S. Paulo publicou esta semana uma possibilidade levantada pelos jornais gaúchos alguns meses atrás: a candidatura de Hamilton Mourão
para o governo do Rio Grande do Sul. O vice com voz forte e ideias próprias não deve ter lugar na chapa de Bolsonaro que disputará a reeleição. Ainda é cedo, não há definição sobre o futuro do gaúcho Mourão. Mas o Palácio Piratini é sim uma alternativa.

Triste realidade
Mais de 200 meninas foram estupradas no primeiro semestre de 2020 no Maranhão, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número é um pouco
maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O mesmo levantamento aponta, ainda, que o número de crimes sexuais contra crianças e
adolescentes nesta Capital caiu cerca de 50% no primeiro semestre desse ano. A pandemia pode ter dificultado as denúncias dos crimes e, por isso,
aumentado a quantidade de sub-registros.

Festival de Música
As inscrições para o “Canta São Luís - I Festival Ludovicense de Intérpretes da Música”, seguem abertas até amanhã. O festival acontecerá entre os dias 18 de
novembro e 4 de dezembro deste ano. Podem se inscrever artistas solos, comprovadamente residentes na capital, com idade acima de 18 anos. O formulário
de inscrição está disponível na internet.

Para escrever na pedra:
“Tinha a consciência limpa; não a usava nunca”. De Stanislaw Jerzy Lee.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.