Cerco

Faccionados presos em cerco realizado pela Seic na Ilha

Detidos pretendiam atacar criminosos rivais e em poder deles foram apreendidos droga, armas de fogo e colete balístico; membros de bando que assaltava postos também foram presos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Foram apreendidas drogas, dinheiro, armas e um colete balístico
Foram apreendidas drogas, dinheiro, armas e um colete balístico (SEIC)

São Luís - Seis faccionados presos em flagrante, apreensão de entorpecentes, colete balístico e duas armas de fogo, entre elas uma pistola pertencente à Polícia Militar. Este foi o resultado de um cerco realizado na quinta-feira (8) pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) na Grande Ilha. A ação teve como objetivo desarticular ações de integrantes de facções criminosas.

Segundo o superintendente da Seic, delegado Carlos Alessandro de Assis, a polícia vinha monitorando há três semanas os passos de uma facção criminosa que pretendia atacar faccionados rivais, cometer assassinatos e comercializar entorpecentes. A polícia solicitou ao Poder Judiciário mandados de busca e apreensão para que pontos básicos desses faccionados fossem revistados.

Na manhã de ontem, mais de 100 policiais da Seic e de outras unidades da Polícia Civil, com o apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), realizaram o cerco nos bairros Cantinho do Céu, Vinhais, Recanto dos Vinhais, Vila Progresso, São Raimundo, São Francisco, Vila Janaína, Vila Riod e Vila Vitória.

O delegado disse que, durante esse trabalho, foram apreendidos entorpecentes, colete balístico de propriedade de uma empresa de segurança privada, uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38. Também ocorreu a prisão de seis faccionados, considerados torres da facção. “É a torre que concede ordem aos outros faccionados para realizarem as ações ilegais e, entre elas, os assassinatos”, explicou Carlos Alessandro de Assis.

Um dos presos foi identificado como R10. O delegado disse que esse criminoso é um dos líderes da facção que atua no São Francisco e possui passagem pela Justiça pelos crimes de roubo e tráfico de drogas. “As incursões da Seic vão continuar para prender os outros faccionados”, afirmou o delegado.

Assaltantes
Carlos Alessandro informou que a equipe da Seic, com o apoio da equipe da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), prendeu ontem um homem, em uma fazenda, localizada na zona rural de Presidente Dutra, suspeito de integrar um bando especializado em roubo a banco.

Em poder dele, os policiais apreenderam três fuzis, centenas de munições de calibre 7,62 e 36 cartuchos de explosivos. O detido foi encaminhado para a delegacia daquela cidade e o material apreendido será periciado. “A polícia precisa saber a origem desse armamento e as incursões vão continuar nessa localidade, com o objetivo de prender os outros criminosos”, contou o delegado.

Na Grande Ilha, um trio criminoso especializado de roubo a postos de combustíveis foi preso em cumprimento de ordem judicial. A polícia informou que uma das ações criminosas cometidas pelos detidos, teve como alvo um posto de combustíveis, no São Cristóvão, ocorrido no dia 23 de março deste ano.

Ainda de acordo com a polícia, esses bandidos chegavam no posto, rendiam e tomavam as armas dos vigilantes, e logo após abordavam os outros funcionários e clientes. Eles ainda se deslocavam até o cofre e levavam toda a renda do estabelecimento.

Na Cidade Operária foi presa ontem uma acusada de homicídio. A polícia informou que o crime aconteceu no ano de 2010, na Praia de Panaquatira, em São José de Ribamar. A detida foi apresentada na delegacia dessa cidade e, logo após, encaminhada para a unidade prisional.

Operação Segura
As Policias Militar e Civil deflagraram ontem a Operação Imperatriz Segura e retirou de circulação um dos “cabeças” do tráfico de droga na Região Tocantina. Com ele, apreenderam um revólver calibre 38, munições, maconha, cocaína, celulares, balança de precisão, um punhal, material para embalar entorpecente e uma quantia de R$ 391,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.