Policiamento

Ronda Escolar se mantém em escolas durante a pandemia

Serviço foi criado por meio de parceria da PM e da Secretaria de Estado da Educação, e contempla mais de 300 unidades de ensino da Grande Ilha

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Mesmo sem aulas, Ronda Escolar percorre escolas para inibir a criminalidade e evitar arrombamentos e roubos
Mesmo sem aulas, Ronda Escolar percorre escolas para inibir a criminalidade e evitar arrombamentos e roubos (Ronda escolar)

São Luís - A Ronda Escolar não deixou de realizar o trabalho nas escolas da Grande Ilha, mesmo com as aulas presenciais suspensas devido ao período de pandemia da Covid-19. O serviço foi criado desde maio de 1998, por meio de um convênio firmado entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Educação, e contempla mais de 300 unidades de ensino.

A comandante da Segurança Comunitária da Polícia Militar, coronel Augusta Andrade, informou que as visitas continuam sendo realizadas diariamente, pela equipe da Ronda Escolar, nas unidades escolares da Região Metropolitana. As aulas presenciais foram suspensas atendendo as medidas sanitárias, para evitar a proliferação do novo coronavírus, mas há escolas em que a parte administrativa está funcionando normalmente.

A coronel ressaltou que a presença da Polícia Militar inibe a ação de vandalismo, furtos, depredação e arrombamento nas escolas. Além dos policiais da Ronda Escolar, os policiais militares dos batalhões de área também marcam a presença continuamente nas unidades de ensino. “Ainda não houve registro de arrombamento, furto ou depredação nas escolas da Ilha durante a pandemia, pelo trabalho contínuo da Ronda Escolar, como também do policiamento feito pelas viaturas de área”, afirmou Augusta Andrade.

Ronda Escolar
A coronel disse que, atualmente, a Ronda Escola conta com a presença de 28 militares e cinco viaturas. Esse trabalho foi instituído a partir do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape) e, em 2016, passou a ser denominado Ronda Escolar.

Ainda segundo a coronel, a criação da Ronda Escolar foi devido ao aumento de ocorrências envolvendo alunos, e a polícia começou a realizar um trabalho diferenciado nas escolas da Ilha. “A ação, meramente operacional, passou para uma ação de cunho educativo e preventivo, ou seja, inserido na filosofia de Polícia Comunitária”, explicou a coronel.

Inicialmente, a Ronda Escolar implantou suas ações nas escolas da rede pública estadual da capital, inclusive, na zona rural. Trabalhando com duas equipes na escala de 12 horas, cobrindo todos os turnos escolares. E, no momento, desenvolve suas atividades nas instituições de ensino públicas e municipais.

Os militares também desenvolvem atividades informativas e preventivas nas escolas da Região Metropolitana de São Luís e são coordenados pelo Comando de Segurança Comunitária. O trabalho consegue contempla os três turnos escolares (manhã, tarde e noite).

Augusta Andrade disse que as escolas, além de contar com a presença da Ronda Escolar, também recebem o apoio do trabalho dos militares dos batalhões de área. “Os militares realizam o policiamento nas escolas dentro de suas respectivas áreas e durante o funcionamento das unidades de ensino”, frisou a coronel.

SAIBA MAIS

No dia 24 de maio do ano passado, o Governo do Maranhão entregou o prédio da sede do Projeto Ronda Escolar, no bairro do São Francisco. O espaço foi reformado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e era um anexo do Centro de Ensino Desembargador Sarney Costa.

Metodologia Adotada da Ronda Escolar

  • Realização de contato com a gestão escolar, no sentido de perceber o nível de normalidade na escola e/ou problemáticas apresentadas em seu cotidiano;
  • Aproximação com o corpo discente, através de visitas as salas de aula, refeitório, área de convivência de alunos, deste modo, efetiva-se a ação de presença no ambiente escolar, bem como dar-se visibilidade das ações da PM;
  • Agendamento de palestras e participação em atividades do calendário escolar;
  • Mediação e acompanhamento de conflitos no ambiente escolar – situações que ocorrem na escola; reuniões com pais, mestres e integrantes da Ronda Escolar;
  • Participação em reuniões de pais e mestres – mostrar à comunidade as ações preventivas da Polícia Militar;
  • Rondas e abordagens na área externa da escola com o intuito de verificar presença de “suspeitos” e inibir ação de delinquentes;
  • Ação de presença na entrada e saída de alunos para zelar pela manutenção da ordem e assegurar a segurança dos corpos docente e discente, bem como coordenar o tráfego de veículos e disciplinar faixas de seguranças;
  • •Orientação à gestão escolar, alunos, pais ou responsáveis a buscar a participação de outros órgãos de acordo com cada tipo de demanda, dentre os quais estão o Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, Órgão de Assistência Social, etc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.