Segurança

Ronda Escolar registrou quase 5 mil ocorrências em escolas de SL

Números são de 2016; entre as atividades, a maioria foi de visitas de rotina, que incluem palestras dentro das escolas; dados mostram que a criminalidade está avançando dentro do ambiente escolar, principalmente na rede pública

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Muro da UEB Leonel Brizola, na Vila Luizão, pichado por facção que age na área; ronda atua nas escolas no bairro
Muro da UEB Leonel Brizola, na Vila Luizão, pichado por facção que age na área; ronda atua nas escolas no bairro (Ronda escolar)

SÃO LUÍS - A Ronda Escolar da Polícia Militar do Maranhão (PM) registrou no ano passado quase 5 mil ocorrências dentro de escolas estaduais e municipais da Região Metropolitana de São Luís. Os dados mostram que a criminalidade está avançando dentro do ambiente escolar, principalmente na rede pública de ensino.

No total, foram 4.978 ocorrências registradas pela ronda, que faz parte do Comando de Segurança Comunitária (CSC) da Polícia Militar. Entre essas atividades, a maioria foram as visitas de rotina, que incluem palestras dentro das escolas. No entanto, a quantidade de atos infracionais cometidos pelos adolescentes também chama atenção.

De acordo com os dados, o uso de bebidas alcoólicas dentro das unidades escolares totalizou no ano passado 29 casos. Também houve registro de uso de drogas e as ameaças nas escolas, que totalizaram 22 episódios cada um. Já os casos de furto registraram 21 episódios. Por trás das apreensões está a preocupação de estudantes e professores, que cada vez se sentem mais amedrontados pela crescente onda de violência no ambiente escolar.

Abordagem
De acordo com a tenente Bárbara Annyreh, em caso de suspeita envolvendo algum criança e adolescente dentro da escola, a abordagem deve ser diferenciada por causa das determinações presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Nós tentamos formas de sanar os problemas sem expor as crianças e adolescente para que elas não fiquem com raiva da polícia”, disse.

Atualmente, são mais de 500 escolas da rede pública municipal e estadual atendidas pela Ronda Escolar na Ilha. Mas são em colégios localizados no Centro cidade e em áreas periféricas que ocorrem os mais graves casos que merecem da atenção da PM.

Não apenas a Ronda Escolar, mas outros batalhões localizados na Região Metropolitana de São Luís também atuam para a prevenção da violência dentro do ambiente escolar. Para este ano, as ações serão intensificadas nas escolas com a realização de um contato mais próximo com os gestores para identificar a necessidade de cada unidade.

NÚMEROS
4.978 ocorrências registradas pela Ronda Escolar
29 casos de uso de bebidas alcoólicas
22 casos de uso de drogas

22 casos de ameaças
21 casos de furtos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.