No Maranhão

Câncer de Mama: 137 casos já foram diagnosticados no Maranhão em 2020

Dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, que na próxima quarta-feira fará o lançamento oficial da campanha alusiva ao "Outubro Rosa", de caráter preventivo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(câncer de mama)

São Luís - No Maranhão, até o momento, 137 pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama. Em 2018 e 2019, o estado notificou, respectivamente, 450 e 665 casos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, que informa, ainda, que investiu na descentralização dos serviços de mamografia nos últimos anos, sobretudo para garantir a detecção e diagnóstico precoce dos casos de câncer de mama às mulheres maranhenses.

Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde dispõe de aparelhos de mamografia em 11 regionais de saúde, para usuários atendidos pelo SUS no Maranhão. Os aparelhos estão distribuídos nas cidades de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Luís, Timon, Tuntum, Santa Inês e São João Patos.

Neste mês de alerta à doença, a estimativa do órgão é realizar mais de 6,5 mil consultas com mastologistas e exames de mamografia na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. Com o tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, a Campanha Outubro Rosa 2020 visa combater o câncer de mama por meio da percepção dos sinais do corpo e do atendimento com profissional de saúde. O lançamento oficial da campanha acontecerá simultaneamente em todas as unidades de saúde de gestão do governo estadual, na próxima quarta-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde atua no apoio para que os municípios façam a busca ativa de casos entre mulheres de 50 a 59 anos. Para os casos suspeitos e confirmados, essas mulheres são referenciadas para tratamento na rede estadual que disponibiliza mastologista, exames de diagnóstico por meio da mamografia, ultrassom mamaria, biópsia, pulsão das mamas, farmoterápicos, cirurgia, quimioterapia e radioterapia, esta última em parceria com o Hospital Aldenora Belo.

Desde 2015, o governo maranhense tem investido na expansão da rede de oncologia. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual são o Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Macrorregional de Caxias e, por meio de convênio, na cidade de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.