eleições 2020

Sabatina 2020 começa segunda-feira e deve pautar discussões em São Luís

Serão 11 dias de entrevistas, transmitidas ao vivo pela internet, direto dos estúdios da TV Mirante, conduzidas pela editoria de Política do jornal; essa será a terceira edição do projeto

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(SABATINA)

SÃO LUÍS - O programa Sabatina O Estado, edição 2020, que será iniciado na próxima segunda-feira (5) com a participação do candidato do PCdoB, Rubens Júnior, deverá protagonizar os debates entre os 11 candidatos a prefeito de São Luís.

Nas duas edições anteriores já realizadas - eleição municipal de 2016 e eleição para o Governo do Estado em 2018 -, o programa pautou as principais discussões do período de campanha entre os concorrentes.

O programa Sabatina O Estado é conduzida pela editoria de Política do veículo, formada pelos jornalistas Carla Lima [editora]; Gilberto Léda, Ronaldo Rocha, Thiago Bastos e Linhares Júnior, repórteres, com a coordenação do diretor de Redação, Clóvis Cabalau.

Serão sempre três profissionais de bancada na condução das entrevistas, realizadas todas em estúdio da TV Mirante. Todas as entrevistas serão transmitidas ao vivo pela internet e terão cobertura especial na edição impressa de O Estado.

Os candidatos responderão perguntas sobre temas sorteados - relacionados à administração pública -, e também poderão responder a perguntas encaminhadas por internautas que estiverem acompanhando o programa nas plataformas de O Estado.

Pautou

Nas duas edições já realizadas, o programa Sabatina O Estado pautou as discussões no início da campanha entre candidatos a prefeito e a governador do Maranhão.

Em 2016, por exemplo, temas como o destino do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - adquirido na gestão João Castelo, em 2012 por R$ 7 milhões -, e o investimento em mobilidade urbana foram intensificados pelos candidatos em debates, após Sabatina.

Naquela ocasião a participação de internautas também foi decisiva. Além de questionarem os candidatos sobre o destino do VLT - jamais colocado em operação na capital -, os participantes via internet levantaram temas como a realização de concurso público, abandono das escolas da rede municipal de ensino e o sucateamento dos hospitais e postos de saúde da capital.

Já em 2018, adversários apontaram uma série de falhas na gestão do governador Flávio Dino, que havia iniciado primeiro mandato em 2015. Ramon Zapata, do PSTU, por exemplo, classificou de farsa o “Programa Escola Digna”.

Maura Jorge, então candidata pelo PSL, disse que “Flávio Dino foi um grande engodo”. Temas como saúde pública, saneamento básico, desemprego, elevação de impostos e crise na economia do estado, foram temas que ganharam força no programa e desdobramentos na campanha eleitoral daquele ano.

Saiba Mais

Grade de programação do Sabatina O Estado

Dia 5 Rubens Júnior (PCdoB)

Dia 7 Hertz Dias (PSTU)

Dia 8 Silvio Antonio (PRTB)

Dia 9 Jeisael Marx (Rede)

Dia 13 Eduardo Braide (Podemos)

Dia 14 Yglésio Moyses (PROS)

Dia 15 Carlos Madeira (Solidariedade)

Dia 16 Franklin Douglas (PSOL)

Dia 19 Bira do Pindaré (PSB)

Dia 20 Neto Evangelista (DEM)

Dia 21 Duarte Júnior (Republicanos)

Sabatina é espaço democrático para candidatos, diz Cabalau

O diretor de redação de O Estado, jornalista Clóvis Cabalau, falou sobre a importância do programa Sabatina/Imirante para a construção do debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de São Luís, no momento em que a campanha está apenas começando.

Ele ressaltou o destaque do programa como diferencial na cobertura política no Maranhão. “A Sabatina O Estado/Imirante é um dos diferenciais na ampla cobertura que o Grupo Mirante planejou para as eleições 2020. É um espaço democrático que dará oportunidade a todos os 11 candidatos a prefeito de São Luís e aos seis candidatos de São José de Ribamar exporem suas propostas de Governo”, disse.

O diretor de O Estado lembrou do protagonismo do programa nas eleições de 2016 e de 2018, quando a Sabatina pautou as discussões políticas na capital.

“Com o sucesso das sabatinas anteriores, este ano O Estado e o Imirante ampliaram o projeto para o segundo maior colégio eleitoral da Ilha. Em uma hora de conversa, muito assunto relevante pode ser abordado. Os candidatos, sobretudo aqueles que não terão espaço em debates ou na propaganda eleitoral gratuita, terão um momento ímpar para dividir as suas ideais com o eleitor”, finalizou.

O Estado também marca território com cobertura especial e programa Eleições 2020

O Estado estreou há duas semanas, a edição 2020 do Programa Eleições, realizado desde o pleito de 2018 e que é veiculado para leitores no site do veículo. O programa é apresentado pelo diretor de redação, Clóvis Cabalau e conta com a participação dos jornalistas que integram a editoria de Política: Carla Lima [editora], Gilberto Léda, Ronaldo Rocha, Linhares Júnior e Thiago Bastos.

O Eleições 2020 tem em média 20 minutos de duração, num formato de bate papo e traz análises mais profundas a respeito do processo eleitoral e da movimentação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador de São Luís.

Os jornalistas discutem os principais temas da semana, a repercussão dos fatos mais relevantes da campanha eleitoral e também sobre as decisões da Justiça Eleitoral.

Além do programa e da Sabatina - que começa nesta segunda-feira -, O Estado também marca território com uma cobertura especial sobre as eleições, nas páginas 2 e 3.

Antes de iniciada a campanha, por exemplo, o veículo realizou entrevistas exclusivas, no formato ping-pong, com todos os pré-candidatos a prefeito.

O jornal também tem buscado abordar temas do dia-a-dia da campanha eleitoral, a movimentação da Justiça e do Ministério Público Eleitoral, apresenta ao leitor informações de bastidores e trabalha todos os aspectos da disputa pelo comando do Executivo Municipal.

Além disso, O Estado acompanha diariamente a movimentação da bancada maranhense no Congresso Nacional; as sessões plenárias da Assembleia Legislativa; o Poder Judiciário; traz a cobertura das principais decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE); levanta dados sobre as gestões administrativas do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís, além de apresentar informações sobre as demais prefeituras do Estado e faz análises diárias na coluna Estado Maior.

Saiba Mais

O Estado também apresenta o Politcast, com os jornalistas Carla Lima e Gilberto Léda, um podcast sobre a movimentação política maranhense e nacional. O podcast fica disponível na plataforma do Spotify e no site do jornal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.