Cidades | Prevenção

Começa a campanha Outubro Rosa em Imperatriz

As ações de alerta para a prevenção ao câncer serão realizadas nas ruas e Unidades Básicas de Saúde
01/10/2020 às 18h26
Começa a campanha Outubro Rosa em ImperatrizAções do Outubro Rosa já começaram em Imperatriz (Divulgação)

Imperatriz - Com o tema “Câncer não faz quarentena’”, foi aberta nessa quinta- feira,1º, mais uma edição da campanha “Outubro Rosa”, no Município de Imperatriz.

Blitz em ruas e avenidas movimentadas e ações nas Unidades Básicas de Saúde são o ponto alto da tradicional campanha de prevenção ao câncer promovida pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa de Saúde da Mulher.

Diferentemente de anos anteriores, a campanha não teve abertura oficial com reunião física, mas as ações nas UBS foram mantidas com a adoção de todos os protocolos de prevenção à Covid-19, como distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e de álcool gel. Nas UBS serão realizadas atividades como palestras para mulheres que estiveram na sala de espera para destacar a importância de fazer exames para rastreamento de câncer de mama e colo uterino entre outras medidas preventivas.

“As ações nas Unidades de Saúde vão contemplar coleta de preventivo, encaminhamento de mulheres que precisem de mamografia para a mastologia da Divisão de Saúde da Mulher e rodas de conversa, palestras e sala de espera, ou seja, enquanto a mulher espera pela consulta já está sendo conscientizada”, ressaltou a coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher, Thamisa Fialho.

A orientação é tida pela coordenação da Divisão de Saúde da Mulher como um dos recursos mais importantes da campanha que visa alertar aos cuidados com a saúde. Os especialistas são unânimes em dizer que no caso do câncer, quanto mais cedo for descoberto maiores são as chances de cura.

Entrega de kits

A programação completa deverá ser divulgada em breve, mas já está confirmado que enfermeiros e gerentes de UBS vão receber os kits da campanha numa ação simbólica na sede da Divisão da Mulher, nesta sexta-feira,2, às 14h30.

O kit Outubro Rosa contém material decorativo, banner, folder e camiseta oficial da campanha, além de kits de material para preventivo.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte