Saúde

Alzheimer amenizado com o diagnóstico precoce

Portal Fale Abertamente possui uma área exclusiva com dicas e indicação de tratamentos gratuitos e populares para a doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com demências
Cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com demências (alzheimer)

SÃO PAULO - O Dia Mundial do Alzheimer, em 21 de setembro, promove a conscientização a respeito da doença. O transtorno acomete o sistema nervoso, pela morte dos neurônios e, consequentemente, compromete a memória, a capacidade de linguagem e o comportamento do paciente. De acordo com dados de 2019, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), cerca de dois milhões de brasileiros sofrem de alguma demência – doenças que afetam as atividades cerebrais e dificultam as funções cognitivas– dos quais, cerca de 40% a 60% são pessoas com a doença de Alzheimer (DA).

Segundo o assessor médico do Grupo FQM e neurologista, Willians Lorenatto, a doença é inteiramente ligada à idade e à genética. “O Alzheimer é uma doença idade-dependente e seu risco aumenta em familiares, o que indica que a genética está fortemente relacionada a ela. Aproximadamente 40% dos pacientes possuem, no seu histórico, um antecedente familiar, especialmente em famílias longevas”, afirma.

O especialista explica que os sintomas iniciais da doença são comumente confundidos durante o processo natural do envelhecimento. Por isso, é importante que os familiares fiquem atentos às queixas e sinais de perda de memória e de interesse pelas atividades cotidianas. “A alteração mais importante e inicial é a da memória, seguida de transtornos de outras esferas cognitivas superiores, como cálculo, escrita, leitura, fala, marcha e alterações psiquiátricas”, completa. Alucinações, delírios e mudanças repentinas de humor também podem ser comuns em pessoas com DA.

O Alzheimer pode comprometer a coordenação, equilíbrio e até mesmo as funções vitais. O quadro é progressivo e, por isso, vai piorando com o passar do tempo, até que a pessoa se torne integralmente dependente de cuidados de terceiros. “A doença é variável entre os acometidos, até o paciente ficar dependente totalmente, pode demorar de oito a 15 anos. O que mata são as complicações causadas por infecções, pneumonia, escaras e desnutrição”, esclarece Dr. Lorenzatto.

Apesar de não haver cura, os tratamentos com acompanhamento médico podem amenizar os sintomas e retardar a evolução da doença, principalmente quando detectada em sua fase inicial. Para tal, o diagnóstico e tratamento devem ser realizados por um geriatra ou neurologista.

Para que o enfrentamento da doença seja mais ameno, o Portal Fale Abertamente, que está no ar desde 2018, possui uma área exclusiva para falar sobre o Alzheimer. No site, também é possível encontrar diversas informações, inclusive com dicas de como ajudar um paciente diagnosticado e a indicação de tratamentos gratuitos ou acessíveis. A plataforma pode ser acessada por meio do site http://faleabertamente.com.br/.

Sobre a FQM

O Grupo FQM, laboratório farmacêutico que está presente no Brasil, desde 1932, possui amplo portfólio de produtos e atua com medicamentos de prescrição médica para diversas especialidades. Conta com uma linha de produtos dermatológicos e outra que produz cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos OTC.

A empresa tem o compromisso de buscar inovação constante, visando atender, com muita excelência, as necessidades do mercado farmacêutico no país, reforçando seu compromisso com a saúde, autoestima e qualidade de vida das pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.