Semana do Trânsito

Detran faz blitz educativa em alusão ao Dia Nacional do Agente de Trânsito

O evento faz parte da Semana Nacional do Trânsito (SNT); o evento foi uma parceria com o BPRV, que sediou a homenagem

Kethlen Mata/ O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Agente de Trânsito )

SÃO LUÍS – Na manhã desta quarta-feira, 23, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizaram uma blitz educativa na Av. Gov. Matos Carvalho, em frente a sede do BPRV no Tirirical. A ação foi uma homenagem ao Dia Nacional do Agente de Trânsito, que com a criação da Lei 12.821, de 5 de junho de 2013, instituiu que a data fosse celebrada anualmente no dia 23 de setembro, em todo o território nacional, dentro da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que ocorre entre 18 a 25 de setembro, sendo dia 25 o Dia Nacional do Trânsito.

A ação teve início por volta das 8h30 com a recepção dos profissionais de trânsito, e logo após um café da manhã, somente depois, os agentes e policias militares se dirigiram até o outro lado da avenida para realizar a conscientização de motoristas e pedestres que passavam pelo local. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMUR) de Paço do Lumiar, também fizeram parte da homenagem, além da coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Josivan Santos passava de motocicleta pelo local, e parou na blitz para receber as orientações. “O trânsito hoje em dia é muito complicado, então sempre que a gente é conscientizado por alguém, já ajuda. É sempre bom ser lembrado, alertado”, frisou.

O Agente

Juliana Belo Rodrigues está trabalhando como agente de trânsito há oito meses, e diz que ama sua profissão. “Na verdade, eu descobri esse amor já faz dois anos, eu estava estudando para outro concurso, e aí surgiu a oportunidade em Paço do Lumiar, e eu não tive dúvidas, me inscrevi e consegui.”, conta. A agente também falou das dificuldades da área, e os desafios que enfrenta no dia a dia. “Todos os dias a gente tem que enfrentar desafios e vencê-los. Nós temos que orientar os condutores dia após dia, e sempre têm alguns que não entendem, mas o nosso trabalho é esse, orientar os condutores sobre os riscos e perigos do nosso trânsito”, ressalta.

Ana Lea Aranha de Carvalho, coordenadora de ação de trânsito da SMTT, também conversou com a reportagem, e falou da importância da data. “Hoje é um dia especial, o dia do agente de trânsito, e nós queremos nesse momento homenagear os nossos agentes, que estão sendo dispostos a ajudar, viabilizando condições, quer seja em acidentes, ou na parte de educação para o trânsito. O agente de trânsito está acima de tudo, para orientar. As pessoas têm uma visão equivocada de que eles estão ali para multar, mas eles estão para orientar, e uma vez que você está educado, tudo melhora na vida, em qualquer que seja o sentido, no trânsito então faz muita diferença a questão da educação”, reforçou.

Representando o BPRV, o Tenente-coronel Joanilson Mota, Comandante do Batalhão, frisou que o papel do agente de trânsito é de disciplinar o trânsito. “São eles os combatentes, as pessoas que vão para a linha de frente, tentar coibir, educar, fiscalizar, e realmente disciplinar o trânsito, que é tão problemático no nosso país”, disse.

O Educador de Trânsito

Wilame Damasceno é Educador de Trânsito pelo Detran-MA há quatro anos, e sua deficiência física não o impediu de trabalhar por um trânsito melhor. “Eu vejo que com a educação a gente consegue mudar muitas ideias, muitos conceitos dos condutores. Na Semana Nacional de Trânsito, que é quado a gente intensifica mais nossas ações, e eu com deficiência por conta de um acidente de trânsito, conseguimos sensibilizar mais os condutores, com educação”, relatou.

A coordenadora de educação para o trânsito do Detran-MA, e presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, Rositânia de Farias, estava presente na ocasião e elencou o intuito da comemoração. “O objetivo dessa homenagem é mostrar para a sociedade que o agente não é só um fiscalizador, ele também é um educador, também é um mediador do trânsito. Ele que cuida do trânsito, para que a gente se sinta seguro nele”. Outro ponto levantado pela coordenadora, é o papel desse profissional durante a pandemia do novo coronavírus.

“Esse profissional é um gigante, nesse momento de pandemia foi quem não teve como ficar em casa, foi quem foi para a rua realmente, para cuidar da nossa segurança, e principalmente, trazendo a noção de que a gente deve respeitar o distanciamento, no lockdown ele foi um gigante”, completou Rositânia de Farias.

SAIBA MAIS

O que faz o agente de trânsito?

Muitas pessoas possuem uma visão errada desse profissional, inclusive, acreditando que eles estão nas ruas apenas para aplicar multas, e não é exclusivamente isso que eles fazem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente de trânsito é a pessoa credenciada para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento. Embora não seja fácil a missão de controlar o tráfego, visto o acelerado crescimento urbano, o trabalho de cada um é essencial para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, melhorar o convívio entre veículos e pedestres nas vias públicas e até mesmo salvar vidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.