Multas

Bombeiros passam a ter autonomia para autuações em incêndios criminosos

Em acordo com a Secretaria de Segurança Pública e a Secretária do Meio Ambiente, bombeiros receberam plenos direitos de autuações em casos de crimes ambientais

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Av. Litorânea amanheceu em cinzas após incêndio na noite da última terça-feira (22)
Av. Litorânea amanheceu em cinzas após incêndio na noite da última terça-feira (22) (Incêndio )

São Luís – Um acordo entre a Secretária de Segurança Pública (SSP) e a Secretária do Meio Ambiente (SEMA) deu autonomia para o Corpo de Bombeiros do estado do Maranhão realizar autuações no caso dos ilícitos ambientais. O acordo, assinado na última terça-feira (22), tem impacto, principalmente no caso de incêndios criminosos.

“Essa ferramenta vai possibilitar, inclusive, a aplicação de multa por parte do bombeiro. Nós temos capilaridade são várias unidades distribuídas pelo estado todo. Então acredito que essa medida vai ser muito eficaz para a prevenção e, principalmente, para o combate às queimadas” explicou o Coronel Célio Roberto de Araújo.

Os incêndios se tornam mais comuns nesta época do ano, da estiagem, devido a seca e fortes ventos, que ajudam na propagação. No Maranhão, atualmente, há 8806 focos de incêndio conforme foi apresentada em matéria do O Estado.

Na noite de ontem (22), na Av. Litorânea, São Luís, ocorreu mais um incêndio de média proporção. O caso ocorreu por volta das 21h na vegetação e, devido aos fortes ventos, houve uma rápida propagação. O incêndio era de médias proporções e foi controlado em 40 minutos, evitando o aumento do fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar da vegetação seca, possivelmente ocorreu por fatores externos, e não causas naturais.

“Não sabemos ainda a causa do incêndio, mas há grandes possibilidades de ele ter sido causado por uma pessoa, o que não quer dizer, necessariamente, que foi um incêndio criminoso. Às vezes uma bituca de cigarro na vegetação seca pode causar foco de incêndio e ganhar grandes proporções devido o vento”, explicou o coronel.

Em caso de queimadas ilegais e incêndios florestais, deve-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, através do número 193, e denunciar SEMA através dos fones (98) 3194-8900, (98) 3194-8909, para que possam ser realizados monitoramento e fiscalização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.