Sem aglomerar

Pandemia: Praia Grande com reforço de policiamento aos fins de semana

O policiamento ostensivo é intensificado, principalmente, na Praça Nauro Machado onde há grande fluxo de pessoas durante sexta-feira e sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Policiais do BPTur são responsáveis pela segurança na Praia Grande, Lagoa da Jansen e áreas adjacentes
Policiais do BPTur são responsáveis pela segurança na Praia Grande, Lagoa da Jansen e áreas adjacentes (BPTUR / policia / centro histórico)

O Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur) reforçou o patrulhamento na área do Centro Histórico devido ao aumento de pessoas, principalmente às sextas-feiras e sábados como ainda orienta a todos sobre o uso de máscara como sendo uma das medidas voltadas ao combate do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Vigilância Sanitária (Suvisa), em parceria com o BPTur, realizou 18 fiscalizações na Praia Grande e resultou em seis intimações.

O BPTur é responsável pela segurança na Praia Grande, Lagoa da Jansen e áreas adjacentes. A assessoria do Governo informou que o comando desse batalhão adequou o horário do policiamento ostensivo nesses pontos da cidade, principalmente, na Praça Nauro Machado, onde há o registro de grande fluxo de pessoas aos fins de semana.

Ainda segundo a assessoria do Governo, o efetivo desse batalhão até o último dia 28 deu apoio a 18 fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária Estadual, na Praia Grande, que resultaram em seis termos de intimação, mas, não houve registro de auto de infração. Entre as categorias vistoriadas estão lojas de variedades, moda, estética, bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais.

O governo ainda esclareceu que o Centro Histórico está no calendário de fiscalizações da vigilância, que tem atuado em diversas regiões da capital maranhense e interior do estado para garantir a segurança sanitária da população no acesso aos serviços.

Ação

O BPTur, além de realizar um trabalho voltado ao combate da proliferação da Covid-19 na área do Centro Histórico, continua realizando o policiamento a pé, viaturas de área, motopatrulhamento e do Grupo Tático Móvel (GTM).

O batalhão ainda conta com o apoio do efetivo do Batalhão de Polícia de Choque, 1º Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Polícia Rodoviária e outras unidades subordinadas ao Batalhão de Operações Especiais – BOPE e Comando de Missões Especiais (CME).

Os policiais promovem abordagens a transeuntes, veículos e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de identificar armas, drogas e outros ilícitos penais como ainda de orientar sobre os riscos de aglomerações e uso de máscaras conforme a regulamentação do Governo do Estado e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Setembro amarelo

Como parte da programação do setembro amarelo, os militares do BPTur participaram no último dia 12 de uma palestra sobre Prevenção ao Suicídio, na base do batalhão, localizada no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

A palestra com o tema Prevenção ao Suicídio para Policiais Militares foi ministrada pela equipe do Centro de Assistência e Promoção Social (CAPS) da Polícia Militar, que é formada pela major Cristiane, soldado Alysson e sargento Ana Paula. Participaram do evento o comandante do BPTur, tenente-coronel Roberto, oficiais e praças.

A major Cristiane informou que a palestra tem um cunho científico apurado e transmitida de forma tranquila para a tropa do BPtur. “A palestra é itinerante e segue uma agenda de apresentações nas unidades da corporação militar”, frisou Cristiane.

Saiba Mais

O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luís, capital do Maranhão. Cerca de 3.000 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1400 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.

A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa. As plantas são em "L" ou em "U", com grandes telhados e venezianas.

Número

18 fiscalizações feitas pela Vigilância Sanitária Estadual e o BPTur no Centro Histórico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.