Atendimento

Em Lima Campos, quilombolas recebem atendimentos clínicos e kits de proteção contra Covid-19

Os moradores das comunidades foram beneficiados com consultas clínicas, exames de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão arterial e dispensação de medicamentos

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Quilombolas)

São Luís – Na última quarta (9) e quinta-feira (10), os quilombos do município de Lima Campos receberam as equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) para mais uma ação de combate ao novo coronavírus (Covid-19), além de cuidados gerais com a saúde.

Os moradores das comunidades Sítio do Bom Jesus, São Domingos, Bom Jesus, Parada, Bode, São Francisco, Santo Antônio dos Sardinhas, Morada Nova, Vale do Paraíso, Queto e Olinda foram beneficiados com consultas clínicas, exames de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão arterial e dispensação de medicamentos.

Além desses procedimentos médicos, as equipes do Estado também visitaram casas de matriz africana e dialogaram com as lideranças sobre a prevenção da pandemia e a abertura gradual das atividades do terreiro mediante as recomendações das autoridades sanitárias. Foi entregue para as mães e pais de santo o kit de proteção ao Covid-19 composto por álcool em gel e máscaras, como medida de prevenção ao vírus.

A coordenadora de Igualdade Racial de Lima Campos, Cleide Conceição Silva Gonçalves, informou a importância da ação no combate à pandemia nos quilombos. “O Governo do Estado está agindo corretamente neste momento em que é preciso proteger os quilombolas da pandemia. E a gente se sente segura de saber que há uma vontade política do governador Flávio Dino e do secretário Gerson Pinheiro em promover ações de enfrentamento ao vírus nos quilombos do Maranhão”.

Estas ações de saúde nos quilombos, no contexto da pandemia de coronavírus, decorre do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, que visa desenvolver ações de combate à pandemia de Covid-19 em todo o estado.

Iracema Amorim, assessora de saúde pública da SEIR, afirma que assim como em Lima Campos, as ações de saúde já ocorreram também em Monção, Bequimão, Alcântara, Matinha e São Vicente Ferrer. “Estamos prestando atendimentos médicos, diagnosticando os ativos e recuperados, encaminhando casos graves para os hospitais estaduais de referência e fazendo palestras educativas para combater a pandemia”.

“Outra ação de enfrentamento à pandemia feita pelo Governo do Estado foi a criação de um grupo de trabalho para monitorar os casos de coronavírus nos quilombos e planejar ações conjuntas com as Secretarias de Estado da Igualdade Racial e da Saúde, em parceria com as prefeituras municipais”, completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.