COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A ASSOCIAÇÃO Comercial do Maranhão, em parceria com a Escola de Comunicação do Maranhão vai promover nos dias 14 e 15 de setembro o curso Instagram para Negócios – dos Primeiros Passos às Vendas, para associados e não associados da entidade. O curso já está com as inscrições abertas e será ministrado pela publicitária e co-funder da Escom-MA, Rebeca Azulay (foto). Vale acrescentar que o curso integra na ACM a programação do Plano Avança Maranhão, que tem como objetivo impulsionar e aumentar o faturamento das empresas
A ASSOCIAÇÃO Comercial do Maranhão, em parceria com a Escola de Comunicação do Maranhão vai promover nos dias 14 e 15 de setembro o curso Instagram para Negócios – dos Primeiros Passos às Vendas, para associados e não associados da entidade. O curso já está com as inscrições abertas e será ministrado pela publicitária e co-funder da Escom-MA, Rebeca Azulay (foto). Vale acrescentar que o curso integra na ACM a programação do Plano Avança Maranhão, que tem como objetivo impulsionar e aumentar o faturamento das empresas

Novos personagens
O candidato é a cara da campanha. Ao redor dele orbitam propostas e estratégias. Faz algumas décadas, porque antes não era assim, que os especialistas em marketing assumiram um protagonismo crescente. Eles ajudam a conectar o “jeito de ser” do candidato com as expectativas dos eleitores.
Na próxima campanha, um outro personagem será ouvido como nunca antes: o advogado. O clima político tensionado e a mudança no perfil da propaganda, imposta pela pandemia, serão desafios constantes. Um tropeço pode ser fatal.
E, nesse embalo, mais um profissional, antes distante dos embates eleitorais, terá novas funções: o médico. Ganhará pontos o candidato que tiver seu consultor de covid-19. Faltam pouco mais de dois meses para a eleição.

São Nunca
Parceria inédita de Erasmo Dibell e Zeca Baleiro, “São Nunca”, chega às plataformas de música dia 11 de setembro. Gravado em dueto pelos artistas maranhenses, o single “São Nunca” fará parte do álbum “Sarará”, que Erasmo Dibell lança este ano em dois volumes pela Saravá Discos.
Parceiros e amigos de longa data, Zeca Baleiro e Erasmo Dibell se reencontraram em maio de 2019, por ocasião da gravação do documentário musical “Maranhão - Ventos que Sopram”, de Neto Borges.
Do reencontro nasceu essa nova canção, “São Nunca”, que agora lançam em dueto, com produção de Zeca Baleiro e Adriano Magoo. O álbum trará releituras da obra de Erasmo, arranjadas e produzidas por Moisés Mota, Marcelo Rebelo e o próprio, além de duas canções inéditas produzidas por Zeca e Adriano Magoo: “São Nunca” e “Juntinhos”. Já a arte, tem a assinatura do artista plástico Elifas Andreato, o mago das capas de disco no Brasil.

Rio Sunset
O cantor sertanejo Michael Wesley, maranhense radicado atualmente em Fortaleza (CE), passará o fim de semana em São Luís.
Ele vem para participar da Rio Sunset Live, cuja transmissão acontece no domingo, às 17h, direto do Rio Poty Hotel.
O evento será comandado pela dupla Fernando e Franco, com a participação, também, de Misael Costa, Thaís Moreno, Kika Bittencourt e da
banda Switch 14.
Os alimentos arrecadados serão doados ao Instituto Antonio Brunno.

Seleção de judô
Depois de quase cinco meses sem competir, os atletas da seleção brasileira de judô voltarão a sentir o gostinho de uma luta valendo medalha.
No próximo dia 26, parte dos judocas brasileiros que estão concentrados em Coimbra, na Missão Europa do Time Brasil, lutarão a Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, tradicional torneio aberto organizado pela Federação Portuguesa de Judô.
O evento não vale ponto para o ranking mundial IJF, mas servirá como preparação para o possível retorno do Circuito Mundial, previsto para outubro, com um Grand Slam em Budapeste, na Hungria.

Dança das cadeiras
A Prefeitura de São Luís usou ontem as redes sociais para informar que o o secretário municipal de Educação Moacir Feitosa deixou o comando da pasta e foi substituído por José Cursino Raposo, que até o momento respondia pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Na Seplan, assume como titular o atual secretário-adjunto Raimundo Nonato Fernandes Silva.

TRIVIAL VARIADO
Já são muitas as especulações em torno de quem será a nova Juma Marruá, papel que Cristiana Oliveira desempenhou tão bem na montagem de 1990 da novela Pantanal, cujo remake a Globo lança em 2021.

Há quem diga que Vanessa Giácomo é, com toda certeza, a grande aposta de agora. Considerando as providências que estão sendo tomadas, não há possibilidade de qualquer outra escolha.

Tem mais: “Pantanal” será exibida na TV Mirante na faixa das 21h. E a Globo, além de repetir algumas locações da Manchete, também terá um “Pantanal” na sua cidade cenográfica, no Rio, com a fauna e flora necessárias.

O racismo, uma das chagas sociais mais incômodas do Brasil, ganhou um forte adversário, com a produção de conhecimento em forma de revista em quadrinhos lançada pelo Ministério Público do Trabalho.

No assunto: com o tema racismo x equidade, a instituição republicana vai levar, em forma de entretenimento, informações à cidadania desabituada a admitir a necessidade de justiça reparadora em forma de cotas para os afrodescendentes.

Tem mais: o agravante da questão de gênero leva a revista a verificar melhor as razões para distribuição a menor de oportunidades para as mulheres negras moradoras de quilombos e dos grandes centros urbanos.

Em tempo: a revista está disponível em ambiente digital, em link facilmente localizado no site oficial do Ministério Público, na mesma seção onde estão rquivadas as 39 edições anteriores, sempre abordando temas relevantes para a cidadania brasileira.

Enquanto tantos outros setores bem menos essenciais da sociedade lutam para voltar ao trabalho, alguns ramos da Justiça - essa sim imprescindível para o cidadão - não parecem ter a mesma inquietação.

Ainda sobre as críticas de FHC à reeleição, elas certamente conversam com as pesquisas que indicam a popularidade de Jair Bolsonaro e, consequentemente,
colocam o presidente, hoje, como favorito para 2022.

DE RELANCE

As grandes vedetes
Programa imperdível neste sábado dia 12, às 22h15, na TV Cultura: será exibido o documentário inédito Mamãe Eu Quero Ser Vedete, na faixa Doc. Mundo. A produção fala sobre grandes mulheres do cenário artístico brasileiro que brilharam no início do século XX até o final dos anos 1960. Dirigido por Neyde Veneziano, o filme conta com as últimas entrevistas de grandes vedetes como Virgínia Lane, Marly Marley e Esther Tarcitano, além dos depoimentos de Sílvio de Abreu e Cláudia Raia.

As grandes vedetes...2
O média-metragem, com 50 minutos de duração, faz um paralelo entra a intimidade pessoal e profissional das grandes musas do Teatro de Revista. E ainda fala sobre representatividade de modelo ideal de beleza e a transgressão nos limites que eram impostos pela sociedade na época. A produção audiovisual ainda gera uma reflexão a respeito do passado e das tradições existentes no país na época das vedetes.

Índice de confiança
O Índice de Confiança do Empresário da Indústria, estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI), alcançou 51,8 pontos, em agosto de 2020, com um acréscimo de 8,2 pontos na comparação mensal com julho. Trata-se do terceiro aumento consecutivo do índice, após as fortes quedas de abril e maio. Ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, o índice deste mês aponta que
o empresário do segmento começa a retomar a confiança na economia.

Unindo PMEs e investidores
O Grupo Solum acaba de lançar a beegin, uma plataforma de soluções e serviços para conectar pequenas e médias empresas (PMEs) a investidores. O propósito da nova empresa é permitir que um grupo mais amplo de pessoas possa acessar investimentos em empresas privadas, ajudando também empresários a se prepararem para atrair capital no mercado financeiro.

As soluções da beegin
A beegin surge com duas soluções: beegin.invest e beegin.tech. A primeira é uma plataforma de investimentos, registrada na CVM, que realiza ofertas públicas de empresas de capital fechado, com autorização para emitir títulos de dívida simples, dívida conversível ou participação acionária. Já a beegin.tech traz funcionalidades para organizar relatórios de resultados, indicadores, documentos e informações societárias, além do módulo para gerenciar as atividades de conselhos de administração.

O Brasil se tornou referência
A atuação do Brasil no enfrentamento do coronavírus teve um aspecto importante, se observarmos o lado social. O Governo Jair Bolsonaro já investiu R$ 605 bilhões em medidas para combater os efeitos econômicos e sociais da Covid-19. O valor é expressivo, se comparado com outras economias mundiais, segundo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP). Com esse volume de investimentos para o combate aos efeitos econômicos e sociais, o Brasil se tornou referência, com investimento sendo 8,4% do PIB 2020, média superior a países avançados (7,1%).

Eleições e crime
A política do Rio é mesmo um emaranhado de relações que misturam eleições e crime. Amigo pessoal do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o candidato à prefeitura do Rio pelo DEM, Eduardo Paes, também amigo e parceiro dos ex-governadores Sergio Cabral e Pezão, e do ex-presidente Lula, foi alvo de uma busca e apreensão em seu apartamento em São Conrado, para apurar a a denúncia de que o exprefeito teria recebido R$ 10,8 milhões do Grupo
Odebrecht para o financiamento de sua campanha eleitoral em 2012.

Paes tem outro processo
Este não é o único processo que envolve o candidato a prefeito do Rio. Em março deste ano, Eduardo Paes virou réu na Justiça Federal por corrupção passiva,
fraude em licitação e falsidade ideológica em outro processo por suposto direcionamento na licitação para a construção do Complexo de Deodoro para as
Olimpíadas de 2016. Segundo a denúncia, quase R$ 120 milhões foram desviados.

Para escrever na pedra:
“O silêncio é o elemento no qual se formam as grandes coisas”. De Maurice Maeterlinck, poeta belga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.