Atendimento

Busca ao posto de saúde deve ocorrer nos primeiros sintomas da Covid-19

Orientação é do Ministério da Saúde e dos médicos que atuam na área, para evitar que a doença avance; a maioria da população tende a confundir os sintomas com os da gripe comum

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Aos primeiros sintomas, a pessoa deve ir ao posto, para evitar que a doença se agrave
Aos primeiros sintomas, a pessoa deve ir ao posto, para evitar que a doença se agrave (Covid-19)

São Luís - Quanto antes o paciente procurar um posto de saúde, aos primeiros sinais da Covid-19, mais chances ele terá de reverter o quadro. A dica é a principal recomendação do Ministério da Saúde atualmente, que está estimulando esse comportamento, inclusive pelas redes sociais. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, cansaço ou perda de olfato e de paladar.

Segundo a médica infectologista Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, os sintomas da gripe comum, geralmente aparecem em períodos chuvosos, razão pela qual se deve ficar atento quando eles forem observados em outras épocas e, principalmente, durante a pandemia.

“Como vivenciamos este período de pandemia, devemos nos precaver e imaginar que os sinais de uma gripe possam indicar que se trata de Covid-19. É que a maioria das pessoas, por achar que é uma gripe normal, acaba procurando atendimento apenas quando a situação já se agravou”, disse a médica.

A população passou a agir dessa maneira após as recomendações do Ministério da Saúde via campanha “fique em casa”, ou seja, orientando a população a procurar os postos de saúde apenas em casos de sintomas mais graves. “Há ainda o fato de que a maioria das pessoas fica constrangida de ir ao posto de saúde para relatar um sintoma brando. É por isso que muitos não vão”, complementou a médica.

A infectologista frisou que o comprometimento pulmonar pode ser silencioso, daí a importância de se verificar a saturação de oxigênio. Ela disse que, por enquanto, a melhor maneira de se prevenir é usar máscaras. “Quando a pessoa que transmite e a que recebe o vírus estão de máscara, a carga viral é bem menor e as chances de aparecerem sintomas mais leves são maiores”, acrescentou.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu que, desde o início da pandemia, os pacientes com quadro gripal leve são orientados a procurar as Unidades Básicas de Saúde, de gestão dos municípios, para início do tratamento dos sintomas.

Em maio, a SES reforçou a assistência a estes pacientes com a abertura de ambulatórios da Covid-19 nas cidades de São Luís, Bacabal, Lago da Pedra, Imperatriz, Santa Inês, Chapadinha, Carutapera, Barreirinhas, Lago dos Rodrigues, Pinheiro e Presidente Dutra. Juntos, a rede ambulatorial da Secretaria realizou mais de 150 mil atendimentos.

Teleatendimento
Uma maneira de se descobrir se os sintomas estão relacionados à doença é por meio do teleatendimento, tanto na rede pública quanto na privada. O Sistema Hapvida, por exemplo, oferece teleconsulta para pacientes com sintomas do novo coronavírus e de urgência simples. Em todo o sistema, já foram realizadas, desde abril, mais de 85 mil consultas, para pacientes das cinco regiões do Brasil.

Segundo o médico infectologista do Hapvida, Fernando Chagas, um sintoma muito associado à Covid-19 é a perda do olfato e do paladar, aumentando a suspeita da presença do coronavírus. “Outro sintoma que é tido como oculto para coronavírus ocorre na pele. Isso é o que chamamos de exantema, que são manchas que se espalham pela pele e se assemelham àquelas da dengue, podendo vir a gerar coceira, mas de um modo geral, não coça e não é um sintoma tão comum. É só um sintoma a mais que pode ser desenvolvido ou não”, destacou.

A ideia, como explica José Luciano Monteiro Cunha, diretor corporativo de Telemedicina do Sistema Hapvida, é promover mais conforto e segurança ao beneficiário, que pode ter acesso, no conforto de casa, à consulta médica, avaliação de sintomas e, se necessário, receita médica e atestado. Inclusive, podem ser realizadas novas consultas para o acompanhamento da evolução do paciente.

“Quando os sintomas são muitos graves, as pessoas devem buscar uma unidade hospitalar, caso contrário, por meio da teleconsulta, o médico vai avaliar o paciente e solicitar, se preciso, que vá até uma unidade para um tratamento mais específico. Isso evita a ida desnecessária a uma emergência quando apresentam sintomas leves que podem ser tratados em casa”, enfatiza.

A transmissão do coronavírus acontece de uma pessoa doente para outra a partir do contato próximo, por meio de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e de objetivos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos e teclados de computador.

SAIBA MAIS

Principais sintomas da Covid-19:

  • - Tosse
  • - Febre
  • - Coriza
  • - Dor de garganta
  • - Dificuldade para respirar
  • - Perda de olfato
  • - Alteração do paladar
  • - Náuseas, vômitos e diarreia
  • - Cansaço
  • - Diminuição do apetite
  • - Falta de ar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.