Saúde à mesa

Alimentação vegana: um estilo de vida

Nutróloga explica as vantagens da alimentação vegana na vida de adultos e crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - “Eu comecei tirando carne, frango e laticínios”, conta a jornalista Karine Baldez, que há cinco anos decidiu mudar os hábitos alimentares e hoje pratica a alimentação vegana. “Não acho que o veganismo seja apenas a proteção do animal, acredito que a partir do momento que você para de contribuir com a indústria de carnes, leites e ovos, você passa a proteger o meio ambiente, já que é uma produção insustentável para o planeta. É isso que me motivar muito mais hoje”, pontua a jornalista.

Segundo a nutróloga do Hapvida Saúde, Silvia Gomes, a dieta ocidental com produtos de origem animal é boa, mas muitas vezes pode reduzir a ingestão de micronutrientes, nesses casos a alimentação vegana é uma aliada. “O consumo de carne pode levar a uma carência de vitamina A, zinco, magnésio e muito mais. Enquanto você acha que está recebendo esses nutrientes através de suas refeições, a dieta rica em carnes é capaz de impedir seu corpo de absorvê-los totalmente”, explica.

A especialista destaca ainda o consumo desregrado de proteínas como a carne. “A carne tende a consumir a maior parte de uma receita, e não é assim que deveria ser. Com um estilo de vida vegano, as pessoas consomem mais oleaginosas, vegetais, frutas, legumes e outros o que traz benefícios bem maiores ao organismo”, avalia.

Os benefícios da alimentação vegana já provaram que esse estilo de vida não significa a perda de nutrientes. A nutróloga explica que casos como esse são raros e só acontecem caso não haja a substituição adequada dos alimentos de origem animal. Por isso a importância das substituições corretas para evitar déficit. “Por exemplo, as nozes são boas fontes de ácidos graxos e zinco. Você pode obter proteínas e vitamina B12 de leguminosas e feijões. Vegetais folhosos verde-escuros são bons para a ingestão de cálcio. Além disso, existem suplementos que devem ser repostos durante essa dieta, tal como suplemento de vitamina B12”, esclarece.

[e-s001]Vantagens
A alimentação vegana coleciona benefícios ao organismo. A médica cardiologista e nutróloga Sílvia Gomes, destaca algumas das vantagens de optar por esse estilo de vida. Veja:

-Reduz e previne os casos de diabetes

Estudos mostram que quase metade dos veganos consegue reduzir a quantidade de antidiabéticos orais. Isso significa que a dieta ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pesquisas indicam que as pessoas que seguem uma dieta vegana têm 50 a 80% menos chance de ter diabetes tipo II no futuro. “Isto é provavelmente devido à mudança no foco alimentar. As pessoas em uma dieta vegana se concentram mais em grãos integrais e fibras, que ocasionam uma maior saciedade e mantém os níveis de glicose mais baixos”, pontua.

-Diminui o risco de problemas renais

“Pessoas que seguem uma dieta vegana têm risco reduzido de adquirir problemas nos rins. Consequência da mudança no tipo de proteína que consomem. Proteínas vegetais são mais saudáveis para o organismo”, defende.

-Reduz as chances de câncer

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que cerca de um terço dos casos de câncer são afetados pela dieta e outros fatores de estilo de vida. “Estudos já comprovaram que comer mais frutas e legumes frescos por dia oferece 15% de chance de reduzir o risco de qualquer tipo de câncer. O consumo de leguminosas leva a 9 a 18% de chance de reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal”, informa. “Carnes processadas, carnes defumadas e produtos de origem animal cozidos em altas temperaturas estão intimamente correlacionados ao desenvolvimento de câncer. Os produtos lácteos também já mostraram um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata”, completa.

-Menor risco de doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares causam, anualmente, mais de 17 milhões de mortes no mundo, segundo a OMS. Aqueles que comem mais carne são mais propensos a consumir gorduras saturadas, o que aumenta a pressão sanguínea e os níveis de colesterol, sobrecarregando o coração, afetando as artérias e interrompendo o fluxo sanguíneo. “Pessoas em dieta vegana têm um risco 42% menor de morrer de doença cardíaca. Também mostram uma redução de 75% no risco de ter pressão alta, que é um precursor de doenças cardíacas. Os níveis mais baixos de açúcar no sangue também contribuem para melhorar a saúde cardiovascular, já que consomem mais cereais integrais, nozes e vegetais que fazem bem ao coração”, esclarece.

[e-s001]Qualquer pessoa pode consumir?

Como vimos, a alimentação vegana reúne vários benefícios ao corpo, mas a adoção desse estilo de vida precisa de acompanhamento. “Qualquer pessoa pode seguir uma dieta vegetariana, desde que seja cuidadosamente elaborada e equilibrada por um especialista. Um profissional especializado tem condições orientar de maneira que não falte nenhum nutriente”, destaca a nutróloga Sílvia Gomes.

No caso das crianças, a dieta vegana infantil é não apenas possível, mas também muito saudável, sempre com o devido planejamento nutricional e acompanhado por um especialista. “Os pais devem buscar a informação e orientação adequadas para auxiliá-los no planejamento nutricional de seus filhos”, aconselha.

Para os pequenos, alguns pontos precisam de mais atenção como explica a especialista. “As crianças veganas devem receber aleitamento materno até os seis meses de idade. Já a partir do início da alimentação sólida, os nutrientes que merecem atenção em uma dieta vegana infantil são a vitamina B12, o ômega-3, a proteína (encontrada nas leguminosas e nas castanhas), o ferro (abundante nas frutas, vegetais verde-escuros, no melado-de-cana, nas castanhas e nas leguminosas) e o cálcio (encontrado nas mesmas fontes de ferro, basicamente)”, ensina.

Além dos benefícios para a própria saúde, a jornalista Karine Baldez conhece bem as vantagens da alimentação vegana na vida da filha. “Costumo dizer que minha filha é a verdadeira vegana. Ela nunca comeu nenhum tipo de carne, só chegou a comer ovo antes de um ano de idade para verificar se era alérgica ou não, mas não tivemos dificuldade alguma com a alimentação. Pelo contrário, é uma criança super saudável, tem uma imunidade muito boa, além de ser uma criança com muito músculo na composição corporal. Então, a dieta vegana não atrapalha a saúde de minha filha”, garante a mãe da pequena Giovanna de 4 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.