Morador de rua

Ação Resgate faz alusão a Dia de Luta da População em Situação de Rua

Atividade ofereceu serviços gratuitos para a comunidade; somente em São Luís, cerca de 600 pessoas vivem em situação de rua, com maior concentração no Centro

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Pessoas da comunidade e em situação de rua receberam atenção no Ação Resgate desta quarta-feira
Pessoas da comunidade e em situação de rua receberam atenção no Ação Resgate desta quarta-feira

Jenilson Batista da Silva Santos, de 36 anos, foi um dos resgatados durante a 13ª Ação Resgate. Ele contou que residia com a avó, na Liberdade, mas vive nas ruas há

10 anos e começou a usar drogas quando tinha 14 anos. “Comecei a usar drogas devido a péssimos amigos com quem me juntei. Primeiramente cheirei cola, logo após, maconha e crack. Mas, estou querendo deixar as drogas e resolvi fazer o tratamento na clínica”, desabafou.

SAIBA MAIS

Situação de rua: pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua. Além desses espaços, também são utilizados locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene.

Moradores de rua: um grupo heterogêneo, isto é, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.

Fatores que levam à situação de rua: são vários e entre eles são alcoolismo, uso de drogas, perda de emprego e conflitos familiares.

Movimento Nacional da População de Rua(MNPR): possui representantes em diversos estados do país e atua na defesa dos direitos das pessoas em situação de rua. Os casos de violação dos direitos dessa população podem ser feitos pelo Disque 100.


ENTENDA

A população em situação de rua celebra, no dia 19 de Agosto, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data é alusiva à memória de companheiros de rua que se foram, mas também comemora os avanços alcançados desde então, e a contínua luta pela garantia de direitos. Foi em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, que ocorreu o então conhecido “Massacre da Sé”, talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua; nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé em São Paulo como moradia improvisada foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente.

NÚMERO

49 pessoas em situação de rua já foram resgatadas durante a Ação Resgate deste ano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.