Livro

Confissões poéticas em lançamento virtual

Escritor Daniel Blume lança hoje, às 18h, em evento on-line, o livro "Delações"; evento será mediado por Jannini Rosa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Daniel Blume faz lançamento nesta quinta-feira
Daniel Blume faz lançamento nesta quinta-feira (daniel blume)

SÃO LUÍS-Com o título “Delações”, o poeta, escritor e advogado Daniel Blume lança hoje, às 18h, o seu novo livro em live que será transmitida para o Brasil, Portugal e Suíça. O evento terá mediação de Jannini Rosa. Para acompanhar a live, que é aberta ao público, basta acessar os perfis do Instagram do autor @danielblume_ ou da editora @helvetia_editions.Ao todo, a publicação reúne mais de 150 versos e chega ao mercado com o selo da editora Helvetia.

Trata-se do quarto livro de poemas do maranhense que dividiu a obra em quatro capítulos temáticos: Delações de Poetas, Delações de Personagens, Delações de Lugares e Delações de Corpos. Com versos curtos, calibrados e contundentes o livro não apenas delata, mas surpreende o leitor, a cada página. Leitura fácil e prazerosa, a obra contudo traz reflexões complexas, como o verso Evolução (pg.76), onde Blume escreve algo bem atual para esses tempos de mundo pós – pandemia. “Na vida é preciso aprender a desaprender muitas coisas”, ensina o escritor.,

A publicação tem prefácio do escritor e jornalista Félix Alberto Lima. “Delações, como o próprio nome sugere, é um mosaico bem sortido de percepções – algumas delas insofismáveis, límpidas; outras, enfeitando talvez o invisível mapa de descobrimentos da linguagem. Sim, o poeta espraia-se na página ávido de mar, de céu, de sol, de gente e movido pela necessidade devoradora de perceber as coisas, de reinventá-las, delatá-las. Quem sabe dilatá-las, expandi-las, até que se desintegrem feito partículas de um qualquer poema”, descreveu Félix Alberto.

O livro traz ainda o texto “A legitimidade de um poeta e da poesia”, de autoria de Hagamenon de Jesus. “Ele é um advogado que escreve poesia ou é um poeta que também atua na área do Direito?(...) Daniel é antes de tudo um poeta, que no seu viver diário, cotidiano, exerce também a advocacia. (...) Óbvio que, como todo poeta, em Daniel também se vão achar confluências entre a sua poética e sua experiência cotidiana. Mesmo porque é destas experiências que, quase sempre, os bons poetas se alimentam. Daí o título do livro Delações, que busca estar atento à agitada varredura política que atinge o país, com as tais delações premiadas, remetendo, portanto, ao universo do Direito. Assim, as delações do poeta, embora tenham também o intuito de esclarecer, de revelar algo, de trazer à tona, são, necessariamente, de outra natureza.

A primeira delas, naturalmente lírica.(...) Com Delações, Daniel vai, naturalmente, como o rio que deságua no mar, tornando cada dia mais lúcida e apurada a sua poética, revelando, trazendo à luz este algo mais de beleza, luz e sentidos contidos na existência que só os legítimos poetas podem, expressa e expressivamente nos fazer ver, viver e sentir”.

A obra “Delações”, pode ser encontrada nas plataformas digitais Kindle, na Amazon e no site da Editora Helvetia e fisicamente na Livraria do Advogado e na Amei no São Luís Shopping. Aos leitores, o poeta deixa um convite para viver-se plenamente, no verso “Mutilação”: “O apego ao presente, adia o futuro, enquanto o passado nos carrega pedaços”.


Trajetória
A obra de Daniel já foi traduzida para o espanhol, o francês e o italiano. Ele é membro do PEN Clube do Brasil, da Academia Internacional de Cultura e da Academia de Letras e Música do Brasil. Titular da Cadeira n. 15 da Academia Ludovicense de Letras. E equilibra com habilidade a vida literária e a bem sucedida carreira jurídica. É advogado e procurador do Estado do Maranhão.

Cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão, além de Harmonização do Direito na Europa e o Papel da Advocacia Pública, na Università degli Studi di Roma Tor Vergata (Roma II – Itália). É Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Por influência direta da mãe – a escritora e membro da Academia Maranhense de Letras Sônia Almeida – lê muito e escreve desde bem jovem. E aproveita a carreira jurídica como inspiração também para sua obra. O autor já publicou três livros de poemas: “Inicial” (2009), “Penal” (2015) e “Resposta ao Terno” (2018). E uma obra técnica: “Natureza Jurídica das Decisões dos Tribunais de Contas”, além de artigos jurídicos e crônicas.

Serviço

O quê

Lançamento de “Delações”, de Daniel Blume

Quando

Hoje, às 18h

Onde

No Instagram do autor @danielblume_ ou da editora @helvetia_editions

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.