Cortes na educação

UFMA prevê redução 18% a 24% no orçamento para 2021

Os cortes na educação foram anunciados na manhã de ontem (11) pelo MEC e ainda vão passar pelo Congresso; universidade prevê impacto no ensino, pesquisa e extensão, nomeação e progressão

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(ufma)

São Luís – Após o anúncio do Ministério da Educação (MEC) na manhã de ontem (11) sobre a previsão de corte de 4,2 bilhões no orçamento da educação e redução de 18,2% no orçamento das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou nota com previsão de redução de 18% a 24% para 2021.

Em nota, a universidade informa que caso a redução seja aprovada, a medida vai impactar a realização, pela UFMA, de investimentos pretendidos no ensino, pesquisa e extensão, nomeação e progressão. A universidade também garante as despesas com pagamento de pessoal, como o caso de servidores públicos.

“Todas as instituições federais de ensino superior já estão se mobilizando para, como é próprio do sistema democrático, unir forças em prol da revisão desta medida, para tanto dialogando com o Congresso Nacional. A UFMA reitera, publicamente, a luta pela não redução do seu orçamento, já bastante comprometido. Como bem mostrou esta pandemia, o investimento em ensino, pesquisa e extensão é imprescindível para o desenvolvimento do país – e, no nosso caso específico, do Maranhão”, é destacado em nota

Covid-19

A Universidade Federal do Maranhão também destacou seu papel no combate a Covid-19 no estado do Maranhão, com apoio do Hospital Universitário (HU), e pesquisas para auxiliar no controle da doença. “Como universidade, demos e estamos dando um grande apoio a esta guerra que travamos pela saúde pública. E para isso são necessários, cada vez mais, aportes financeiros”, diz universidade.

Volta às aulas

Devido a pandemia, retorno do calendário acadêmico de 2021 se dará no dia 14 de setembro, na modalidade remota/híbrida. O formato presencial é opcional, observando-se rigorosamente todas as medidas de segurança sanitária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.