Celebração

Boi de Maracanã fará live com apresentação do auto

Transmissão será amanhã, às 16h, no Youtube com participação de grupos de boi e convidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Os cantadores do Boi de Maracanã
Os cantadores do Boi de Maracanã (boi de maracanã)

SÃO LUÍS- O Boi de Maracanã fará amanhã sua terceira live. A transmissão será às 16h, com transmissão pelo YouTube no canal Boi de Maracanã Oficial (https://www.youtube.com/channel/UCRv5yjQtavaMU0mkvvXIBYQ). O evento terá cinco horas de duração pois na ocasião será apresentado o auto do boi. A live contará com a presença de alguns convidados especiais, entre eles o cantador Bernailson, Boi de Axixá, Boi Itapera de Maracanã, tambor de crioula Itapera de Maracanã e o grupo de São Paulo Ponto BR.

De acordo com a organização do evento, tudo será feito respeitando as orientações dos órgãos governamentais e de saúde no que se refere ao distanciamento social, evitando a aglomeração. Todos os integrantes do Batalhão de Ouro, assim como os convidados, estarão usando máscaras.

A live tem o comando de Humberto Filho, Ribinha de Maracanã, Emanuel Victor, cantadores do Boi de Maracanã. “Este ano o São João foi muito diferente para a cultura do Maranhão, então aderimos aos eventos virtuais e já fizemos duas lives, sendo a última com mais de 22 mil visualizações”, diz Ribinha de Maracanã.

A data escolhida para este terceiro evento não foi por acaso. É que tradicionalmente o Boi de Maracanã inicia seu ritual de morte no segundo domingo de agosto. Este ano, por conta da pandemia, os organizadores optaram por fazer um evento on-line. “Este ano, como estamos em pandemia, vamos fazer virtualmente com a apresentação do auto do boi, que traz a encenação da história que deu origem a tudo, que é o desejo de catirina pela língua do boi e a realização deste desejo pelo pai Francisco. Teremos os personagens, mas sempre respeitando todas as regras referentes à proteção para o coronavírus”, adianta Ribinha.

Sobre as apresentações na internet, o cantador relembra que o boi está no universo virtual há muito tempo, especialmente nas redes sociais e que conta com milhares de inscritos no Youtube. “Este novo momento nos fortaleceu neste sentido, abriu ainda mais a possibilidade de trabalhos na internet que é útil para todos os segmentos. Além disto, as apresentações abrange uma parcela da população que não sai de casa e que agora pode acompanhar. É claro que não é a mesma coisa de estarmos em um arraial, mas é um novo momento que passamos, uma nova experiência que esta dando certo, vamos ver como será daqui por diante”, analisa Ribinha de Maracanã.

Boi

O Boi de Maracanã é um dos mais antigos do estado, com mais de 100 anos de existência. Conta hoje com mais de mil brincantes, entre eles rajados, índias, caboclos de fitas e penas, e a trupiada, como é chamado o acompanhamento formado por mais de 300 músicos que tocam instrumentos, como matracas, pandeirões, maracás e tambores onças.

“Preservar a diversidade cultural do Maranhão é resgatar as manifestações populares, sendo que é nosso grande objetivo como agente socioeconômico e cultural junto à comunidade de Maracanã”, diz Ribinha.

O filho do mestre Humberto de Maracanã, o guriatã, que foi amo do boi, ressalta a importância do pai na manifestação. “Hoje não se tem como mencionar o Boi de Maracanã sem lembrar do saudoso mestre Humberto, que deixou um legado de atitude, compromisso e respeito a serem transmitidos às novas gerações, tendo a certeza de que, onde ele estiver, ficará feliz por ver o som e o brilho de sua lira reluzindo no cenário cultural do Maranhão e também do mundo”, destaca Ribinha.

Serviço

O quê

III Live do Boi de Maracanã

Quando

Amanhã, às 16h

Onde

No YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCRv5yjQtavaMU0mkvvXIBYQ)


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.