São Luís

Consulta pública sobre retorno às aulas termina na próxima segunda-feira

Documento está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e vai definir as medidas pedagógicas e de segurança para alunos e professores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(escola)

SÃO LUÍS - Encerra na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís, sobre o retorno às aulas do ano letivo 2020.

Um documento com as diretrizes para a retomada das aulas está sendo elaborado com as medidas pedagógicas e de segurança para o recebimento da classe estudantil da capital para as aulas presenciais.

São Luís tem mais de 86 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

A consulta pública está disponível no endereço eletrônico [https://www.saoluis.ma.gov.br/semed/conteudo/3022]. Todo cidadão interessado tem acesso ao documento. Já as contribuições e sugestões devem ser enviadas até o dia 10 de agosto para o e-mail sugestoesdiretrizesslz@gmail.com.

O documento está em fase de construção e já foi apresentado à Assessoria Técnica do Governo Municipal, à Câmera de Vereadores, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação e Sindicato de Educação.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, uma das diretrizes é que a Semed vai adotar o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas.

“A retomada das aulas requer um planejamento especial, pois são vários protocolos que devem ser seguidos para garantir a segurança dos estudantes, gestores, coordenadores e demais servidores, vamos distribuir máscaras para estudantes, disponibilizar álcool em gel 70% e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para professores. Além das preocupações sanitárias, há as diretrizes do ensino, por isso o documento prevê um currículo mínimo, trabalhando as atividades essenciais, para mitigar as perdas”, disse.

A Semed está fechando parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a transmissão de teleaulas aos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, os professores vão passar por formação para realização de aulas nesse formato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.