Assembleia Legislativa

Deputados querem Comissão de Saúde da AL nos municípios

Wellington do Curso e Adelmo Soares apresentaram requerimento solicitando ida de comissão a cidades no interior do Maranhão para verificar denúncias sobre funcionamento de unidades de saúde

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Wellington do Curso apresentou requerimento solicitando uma vistoria de parlamentares aos recém-inaugurados hospitais de Lago da Pedra e Chapadinha
Wellington do Curso apresentou requerimento solicitando uma vistoria de parlamentares aos recém-inaugurados hospitais de Lago da Pedra e Chapadinha (Wellington do Curso)

São Luís - Os deputados estaduais Wellington do Curso (PSDB) e Adelmo Soares (PCdoB) utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa, em sessão na manhã de ontem, para cobrar a presença da Comissão de Saúde da Casa em municípios do Maranhão.

O tucano apresentou requerimento solicitando uma vistoria de parlamentares aos recém-inaugurados hospitais de Lago da Pedra e Chapadinha.

O tucano propõe uma “visita de inspeção” dos membros do colegiado. “É uma solicitação da população”, defendeu ele.

Inauguradas às pressas pelo Governo do Estado em virtude da necessidade de ampliação da oferta de leitos em meio à pandemia da Covid-19, as unidades são alvo de reclamações de usuários.

"Recebemos muitas denúncias, muitas reclamações da população de Chapadinha, inclusive conversamos com alguns vereadores, conversamos com algumas lideranças. Na cidade de Lago da Pedra também, e nós solicitamos, por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, para que possamos fazer uma visita in loco”, ressaltou Wellington.

Segundo ele, a ideia é convidar, também, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O requerimento ainda precisa ser apreciado na Assembleia. Antes disso, porém, o deputado já se articula para uma visita independentemente de aprovação do pedido de vistoria via comissão.

Sem oxigênio

No caso do comunista, ele pretende que os membros da comissão visitem o município de Caxias.

Adversário do atual prefeito - e pré-candidato na cidade -, Adelmo Soares aponta falhas da gestão municipal no combate ao novo corona vírus.

"Na Prefeitura de Caxias, não há transparência. Quase quarenta milhões de reais, o município recebeu e nós continuamos vendo os desmandos e infelizmente mortes e as pessoas perdendo seus entes queridos. Caxias, uma das cidades mais importantes, a Prefeitura alugou um hospital de campanha mas esse hospital para se colocar uma UTI, não tem oxigênio. Como você vai colocar uma UTI, se você não tem oxigênio? Mas a propaganda, está lá, os outdoors estão dizendo 20 leitos de UTI”, destacou.

Ele também denunciou a precariedade do atendimento no hospital de campanha. "O hospital de campanha, alugado desde o dia 22 de abril, só funciona agora enfermarias e para testes, um desperdício do dinheiro público”, completou.

Mais

César Pires faz denúncia

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado César Pires cobrou do governo Flávio Dino a regularização de salários e indenizações dos profissionais de saúde contratados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O parlamentar revelou que os médicos estão com três meses de salários atrasados e outros trabalhadores dispensados da rede estadual de saúde não receberam as rescisões a que têm direito. O não pagamento dos salários de abril, maio e junho foi denunciado ao deputado por médicos contratados pela EMSERH.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.