Saúde

Conheça cinco propriedades do tomate boas para o organismo

Função antioxidante está entre os principais benefícios do fruto, que é ótimo no preparo de pratos salgados como saladas, molhos e sopas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(tomate)

SÃO PAULO - Com muitas variedades e versatilidade, o tomate é uma das frutas mais utilizadas no preparo de pratos salgados como saladas, molhos, sopas e aperitivos. "Além de ser um ingrediente saboroso, o fruto tem muitas propriedades nutricionais que trazem benefícios para o organismo", informa Jessica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis .

Conheça abaixo 5 propriedades do tomate boas para a saúde:
Antioxidante
: o licopeno presente no fruto é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir e combater a formação de células cancerígenas, principalmente as responsáveis pelo câncer de próstata. "Essa característica também é benéfica para a pele, atuando na diminuição dos danos causados pelos raios solares", explica.

Vitaminas A e C: ambas contribuem para a saúde dos olhos, além de serem importantes para a manutenção da imunidade, que corresponde ao sistema de defesa do organismo contra vírus e bactérias causadoras de doenças.

Vitamina K e cálcio: como essas propriedades auxiliam no fortalecimento dos ossos, o tomate é um ótimo aliado também na prevenção e tratamento da osteoporose.

Anti-inflamatório: a principal ação dessa propriedade no organismo é a redução de dores crônicas relacionadas às doenças como reumatismo, osteoporose e Alzheimer, diminuindo o nível de inflamação.

Poucas calorias: além de ser um alimento de baixo nível calórico, o tomate também tem pouca gordura, portanto é uma ótima opção para inserir no cardápio de quem deseja perder peso de forma saudável e saborosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.