Terceira idade

UFMA lança o projeto Uniti Virtual

Videoaulas abordam temáticas como higiene, alimentação, atividades físicas, fisioterapias, terapias ocupacionais, arte e atenção emocional, entre outros assuntos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Lançamento do projeto ocorreu em plataforma de comunicação remota
Lançamento do projeto ocorreu em plataforma de comunicação remota (uniti videoaulas)

Foi lançado ontem, por meio da plataforma Google Meet, o Uniti Virtual, um projeto da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A chefe de Divisão da Uniti e coordenadora do Projeto Uniti Virtual, Maira Teresa Rocha, explicou que o projeto é uma parceria da Uniti-Proec-UFMA junto à Uniti de Paço do Lumiar. “O projeto é voltado para pessoas a partir de 50 anos, em especial os alunos da Uniti UFMA, que tiveram as suas atividades interrompidas em decorrência da COVID-19, desde março. Com a necessidade do isolamento social, os professores da Uniti de Paço do Lumiar passaram a produzir e socializar as videoaulas, para que os alunos não se sentissem tão isolados”, detalhou.

A primeira etapa ocorrerá por meio de um Curso de extensão online, utilizando videoaulas produzidas por professores da UNITI (Unidades de São Luís e de Paço do Lumiar), que serão publicados no canal do YouTube - UNITI/Paço do Lumiar, diariamente, duas vezes ao dia. Essa etapa será realizada no período de julho e dezembro de 2020.

As videoaulas abordam temáticas como higiene, alimentação, atividades físicas, fisioterapias, terapias ocupacionais, arte e atenção emocional, entre outros assuntos adaptados ao público da Uniti.

“O projeto pode ser definido em três palavras-chave: virtualidade, videoaulas e inclusão digital, sendo essa última presente na virtualidade das videoaulas. Os alunos são estimulados a interagirem com as tecnologias, seja no computador ou nos dispositivos móveis. Então a primeira etapa é essa formação continuada dos alunos da Uniti por meio desses recursos tecnológicos. As atividades estão publicadas no YouTube e os alunos da Uniti de São Luís a partir deste momento passam a fazer parte dessas atividades. Esse é o primeiro passo para um processo de acessibilidade digital”, afirmou Maira Rocha.

A realização dessas atividades, de forma on-line, levam aos participantes aderirem à cultura virtual, com o objetivo de contribuir na busca de soluções para o campo educacional, optando pela formação continuada de seu público, na perspectiva da inclusão digital no momento em que há o isolamento social como estratégia de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi, a maios satisfação em todo esse momento, é a certeza de que “todos estamos aprendendo”. “Nesse momento diferenciado, vi em todos nós, o que é essencialmente a nossa vida: a aprendizagem. Foram os idosos da Uniti de Paço do Lumiar que iniciaram esse movimento, hoje intitulado Uniti Virtual. Tenho presenciado que jovens e idosos estão iguais nesse sentido de saber lidar com as tecnologias. Ninguém conhece todas, ninguém sabe todas, ninguém sabe como fazer, mas todos aprendem”, disse.

O reitor Natalino Salgado falou da necessidade urgente que a sociedade deve ter em se envolver com esta parcela significativa da população brasileira e mundial. “Hoje temos um crescimento exponencial de idosos. O nosso quadro demográfico tem mudado ao longo do tempo. A nossa população está envelhecendo. Estamos próximos de 38 milhões de idosos no Brasil. Nos últimos seis anos, o crescimento foi de quase 30%”, lembrou.

Ele mencionou ainda que treinar o idoso em diferentes perspectivas, como a Uniti faz, desde o estado psicológico, da atividade física, da melhoria da nutrição, da atividade na arte, até o ensinamento de línguas estrangeiras, é uma educação que dá liberdade. “É como se diz que a educação liberta o cidadão. Isso se chama cidadania. Às vezes, nos preocupamos apenas com a cidadania dos jovens, mas precisamos nos preocupar cada vez mais, com a cidadania e o respeito àqueles que nos colocaram para a vida. Vamos continuar a trabalhar por essa juventude da maturidade que tem muito a contribuir com a sociedade”, frisou o reitor.

As inscrições para participar das videoaulas podem ser realizadas até o mês de novembro, direto no canal do YouTube - UNITI/Paço do Lumiar, clicando no botão “Inscrever-se”, e ativando o sino para receber as notificações. O acesso está garantido a todas as videoaulas publicadas em datas anteriores à da inscrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.