Encontro Virtual

ICMBio São Luís promove capacitação virtual de gestores ambientais do Norte e Nordeste

"Ciclo de Aprendizagem em Desenvolvimento de Equipes", um intercâmbio virtual das equipes de gestores ambientais de Unidades de Conservação

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(ICMBIO)

São Luís - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio São Luís, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA – CE), iniciou, na última semana, o “Ciclo de Aprendizagem em Desenvolvimento de Equipes”, intercâmbio virtual das equipes de gestores ambientais de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais, entre outros colaboradores da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA – CE) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). São encontros virtuais, ministrados pela analista ambiental e gestora do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio São Luís, Karina Teixeira.

Eles foram divididos em cinco momentos com intervalos quinzenais, sendo o último com previsão para o dia 24 de agosto. A primeira etapa ocorreu na segunda-feira, 30 de junho, por meio da plataforma Microsoft Teams e contou com a presença virtual de mais de 85 participantes.

Cada momento tem duração média de 2 horas com o propósito de aprimorar habilidades e despertar o olhar dos gestores para temáticas, como Inteligência Emocional e seus pilares de Autoconhecimento; Autogestão; Empatia; Gerenciamento de Relações; além de proporcionar exercícios práticos de Planejamento Pessoal e promover reflexões sobre a Cultura Organizacional e Gestão da Mudança.

“As discussões irão estimular o autoconhecimento dos servidores, cada um poderá perceber suas emoções e com isso melhorar o ato de gerir suas relações profissionais”, enfatiza a analista e gestora do ICMBio São Luís, Karina Teixeira.

Durante esta primeira etapa, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o “Eu Gestor”. Perguntas relativas à inteligência emocional, gatilhos, padrões e grau de satisfação nas diversas áreas da vida foram as principais indagações e proporcionaram autorreflexão para transformação em ação nos participantes.

Segundo Karina Teixeira, propostas como essa podem auxiliar no desenvolvimento de times comprometidos com um ambiente profissional harmônico e colaborativo. “Pesquisas apontam que desenvolver competências relacionadas a Inteligência Emocional refletem na qualidade de vida dos profissionais, na satisfação e motivação para a realização do trabalho, o que impacta diretamente nos resultados de gestão”, reforça a instrutora.

A organização do evento recebeu mais de 130 inscrições e contou, ainda, com a participação de servidores da Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão (SEMA – MA), diversas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, gestores de RPPNs, analistas ambientais e servidores do ICMBio São Luís, do ICMBio Breves, e servidores do ICMBio que atuam na região da Base Avançada – Belém/ Gerência Regional 1, nos Estados do Pará, Maranhão e Amapá. Ainda, se inscreveram agentes ambientais que atuam em Programas de Voluntariado em diversas categorias de Unidades de Conservação.

“Encontros como esse só ressaltam também a importância de criarmos oportunidades para estabelecer e fortalecer nossas parcerias institucionais”, destacou o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, durante a abertura do Ciclo de Aprendizagem. Para coordenadora da Cobio/SEMA – CE, Dóris Santos, esta é uma oportunidade única de proporcionar um olhar para o próprio colaborador. “São momentos onde podemos compartilhar experiências para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), além de contribuir para o crescimento pessoal dos profissionais envolvidos”, destaca.

Além dos encontros quinzenais, entre uma etapa e outra, os participantes terão a oportunidade de desenvolver atividades e participar de fóruns por meio de uma sala de aula virtual. Ao final, os inscritos que participarem de todas as etapas da capacitação serão certificados. O próximo encontro previsto para próxima segunda-feira, 13 de julho, será abordada a temática “Autoconhecimento, autogestão e empatia”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.