Luto no cinema

Morre o compositor italiano Ennio Morricone

Autor de célebres composições para o cinema, tinha 91 anos e estava internado em Roma, após fraturar o fêmur

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ennio Morricone deixou vasta contribuição para a música no cinema
Ennio Morricone deixou vasta contribuição para a música no cinema (Ennio Morricone)

SÃO PAULO- Aos 91 anos de idade, faleceu em Roma, o compostior italiano Ennio Morricone, um dos mais célebres compositores de trilhas sonoras para o cinema. A notícia foi divulgada pela agência italiana ANSA. Morricone estava internando há alguns dias na clínica romana Campus Biomedico, para tratar uma fratura no fêmur.

Em nota, a família de Morricone declarou: "[o Maestro] preservou a lucidez e grande dignidade até o fim. Ele cumprimentou sua amada esposa Maria, que o acompanhou com dedicação em todos os momentos de sua vida humana e profissional e ficou perto dele até o último suspiro, agradeceu aos filhos e netos pelo amor e carinho que eles lhe deram. Ele dedicou uma memória comovente ao seu público, de cujo apoio afetuoso ele sempre extraiu a força de sua criatividade".

Um dos maiores compositores de trilha sonora do mundo, Morricone nasceu em Roma no dia 10 de novembro de 1928, sua atuação no cinema rendeu trilhas de mais de 500 filmes. Em 2007 recebeu o primeiro Oscar por sua contribuição à arte da música cinematográfica. A concedoração da Academia veio após o maestro ter sido indicado cinco vezes entre 1979 e 2001 - pela música dos filmes Cinzas no Paraíso (1978), de Terrence Malick; A Missão (1987), de Roland Joffé; Os Intocáveis (1988) de Brian de Palma; Bugsy (1992) de Barry Levinson; e Malèna (2001) de Giuseppe Tornatore - sem nunca ter recebido o prêmio. Em 2015 ganharia a segunda estatueta por Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.