Perigo de contágio

Transportes públicos têm aglomerações

Com a reabertura do comércio, muitos voltaram ao trabalho presencial, contribuindo para lotação dos ônibus, principalmente nas horas de pico

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Em junho, quando O Estado fez monitoramento de pontos, já havia aglomerações, apesar do uso de máscaras
Em junho, quando O Estado fez monitoramento de pontos, já havia aglomerações, apesar do uso de máscaras (transporte)

São Luís - Após a reabertura do comércio, muitos voltaram a trabalhar presencialmente, usuários de transporte público passaram a se queixar de aglomerações dentro dos coletivos. De acordo com imagens divulgadas pela TV Mirante, no início do mês de junho, os ônibus estavam com lotação acima do indicado para prevenção contra a Covid-19. Muitos passageiros estavam em pé e próximos uns aos outros, dificultando o distanciamento e facilitando o contato entre as pessoas.

Segundo os dados divulgados também na ocasião, durante o período do lockdown, a frota de ônibus foi reduzida e apenas 75 mil passageiros usavam o transporte público em São Luís. Porém, com a retomada das atividades econômicas, o número de passageiros no início de junho subiu para 175 mil, diariamente, nos terminais de integração. A maioria dos passageiros alega que não há transportes suficientes para garantir a segurança e o distanciamento social dos passageiros.

No dia 17 de junho, O Estado fez o monitoramento de alguns pontos de ônibus da capital. Nos locais, além do interior dos ônibus, que paravam estarem lotados, foi notada aglomeração nos pontos de espera. As paradas monitoradas ficavam na Rua das Cajazeiras, na região central de São Luís, nas proximidades do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), e a região do Complexo Deodoro.

O Estado apurou que a maioria dos passageiros se deslocava ao Centro para fazer compras na Rua Grande e adjacências, enquanto outras pessoas estavam apenas passeando, para depois retornarem às suas residências, sem ter feito algo de concreto ou importante nas ruas.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, porém não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Higienização
O Decreto Municipal Nº 54.890, editado no dia 17 de março pelo prefeito Edivaldo, em virtude da pandemia do novo coronavírus, recomendou que as empresas que prestam os serviços de transporte urbano mantenham uma rotina diária de limpeza dos veículos especialmente nas áreas de contato dos passageiros como barras, portas, janelas etc. A limpeza deve ser feita com água e sabão ou álcool em gel a 70%.

Terminais
No início do mês de maio (6), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), cumprindo os Decretos Estadual e Municipal, realizou a demarcação de espaços no chão, para a espera dos coletivos. A ação foi realizada em todos os cinco Terminais de Integração de São Luís com o intuito de auxiliar no distanciamento social. Contudo, como foi apurado por O Estado no dia 9 de junho, nem todos os passageiros estão respeitando as demarcações e alguns terminais, como o terminal de integração Cohab/Cohatrac, tem apresentado pontos de aglomeração na hora da espera pelo coletivo.

Além das demarcações, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), disponibilizou, no dia 5 de maio, pontos para lavagem das mãos em locais de grande circulação de pessoas em São Luís, incluindo os terminais de integração.

Na primeira etapa de implantação do programa, a Secid instalou pias de higienização nos Terminais de Integração da Cohama, da Praia Grande, Terminal da Cohab, do São Cristovão e do Distrito Industrial. Também foram instaladas pias nos Mercados Centrais, da Liberdade, da Cohab, do Bairro de Fátima e do Vinhais.

Cuidados

Para evitar a contaminação pela Covid-19 dentro de transportes públicos é indicado:

- Evitar segurar em barras;
- Usar álcool em gel após tocar em algum objeto;
- Andar com as janelas abertas, deixando o local arejado;
- Evitar aglomerações;
-Uso contínuo de máscara.

SAIBA MAIS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem uma recomendação específica para transporte público, mas indica limpar as mãos com frequência, principalmente, após tocar superfícies que possam estar infectadas ou estar em locais com bastante fluxo de pessoas.

A OMS recomenda, também, que as pessoas evitem tocar nos olhos, na boca ou no nariz. Recomenda, também, cobrir a tosse com a parte de dentro do cotovelo e manter uma distância mínima de 1 metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Casos de Covid-19

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretária de Estado da Saúde (SES), no mês de junho foram registrados em São Luís 4.067 novos casos da Covid-19 (27.6% dos casos totais da Grande Ilha). Segundo o boletim publicado na última quinta-feira (2), na Grande Ilha já tem 14.698 casos registrados. O Maranhão já passa de 80mil casos confirmados e de 2mil mortes.

Números

14.698 casos registrados na grande Ilha desde o início da pandemia

4.067 novos casos foram registrados em São Luís apenas no mês de junho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.