Estado Maior

Pré-campanha com mais tempo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Os pré-candidatos à Prefeitura de São Luís terão, oficialmente, mais tempo para articular alianças. Será um mês a mais, praticamente, de pré-campanha que envolve, principalmente, as costuras por apoio.

Ainda estão em jogo as conversas por partidos importantes como PT, PSL e MDB. Tirando o último, os demais trabalham articulações em São Luís com conversas constantes com a direção nacional.

Para PT e PSL, o pleito na capital maranhense é importante e, por isso, estão inseridos nas negociações nacionais que coordenaram 2020 com 2022.

Dos pré-candidatos, o que mais aparenta precisar de tempo para fortalecer sua pré-candidatura é Rubens Júnior (PCdoB). Por enquanto, o comunista ainda é visto com desconfiança pelos aliados como uma força real que possa entrar na disputa de São Luís, com um perfil de cavar um segundo turno e ser um dos que vão disputar a segunda etapa da eleição.

O adiamento da votação em 42 dias favorece também quem aparece à frente em pesquisas. O deputado Eduardo Braide (Podemos) ganha mais tempo para ficar distante dos ataques diretos dos adversários e também mais tempo para manter o diálogo com bases como o grupo evangélico, que o pré-candidato vem se aproximando desde a época dos retiros, em fevereiro.


Quem votou

Dos deputados federais do Maranhão, nove votaram a favor de adiar as eleições deste ano. Entre os que disseram sim, estão Márcio Jerry (PCdoB), Gil Cutrim (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Dos que não queriam adiar o pleito estão o pastor Gildenemyr (PL) e também Aluísio Mendes, (PSC) além de Hildo Rocha (MDB).

O deputado do DEM, Juscelino Filho, decidiu pela abstenção e assim não dizer nem sim ou não para mais 42 dias de prazo até a votação de 2020.


Não gostou

Quem não gostou nada das mudanças no calendário eleitoral foram os vereadores que buscam a reeleição.

Mais tempo para o pleito significa para os parlamentares mais serviços que deverão buscar para as comunidades que compõem a sua base.

É mais tempo para buscar junto ao Executivo melhorias para bairros. Mais tempo para segurar seus aliados nos bairros que são “atacados” constantemente por adversários de mandato também.


Envio de dinheiro

O senador Roberto Rocha (PSDB), em entrevista em Paço do Lumiar, garantiu que o governo federal enviou mais de R$ 1 bilhão para o Maranhão desde 2019 até junho deste ano.

Segundo o tucano, este valor é superior ao enviado, em verbas voluntárias, nos 13 anos do PT no Palácio do Planalto.

Os recursos que Rocha se refere são todos que chegaram aos órgãos federais para o governo estadual, prefeituras, entidades filantrópicas e privadas.


Entrevistas

A série de entrevistas de O Estado continua na próxima semana. Na terça-feira, 7, o entrevistado será o deputado Eduardo Braide.

Já na quinta, 9, o pré-candidato que participará da série de entrevistas será Bira do Pindaré (PSB).

O Estado já publicou as entrevistas com Carlos Madeira (SD), Neto Evangelista (DEM), Yglésio Moyses (Pros), Detinha (PL) e Frankling Douglas (PSOL).


Só um perfil

A Justiça do Maranhão determinou que 11 perfis no Facebook e no Instagram da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) sejam retirados do ar.

A maioria é de apoiadores e fãs que criaram os perfis para demonstrar apoio. No entanto, a ex-governadora quer dirimir dúvidas sobre o que é o perfil oficial dela ou não.

Atualmente, o perfil de Roseana Sarney no Instagram é @roseanasarneym. Foi por este perfil que a ex-governadora lamentou a não realização do São João devido à pandemia do novo coronavírus.


De olho

R$ 9 milhões é o valor de duas compras de respiradores pelo governo estadual por meio do Consórcio do Nordeste. Compras são alvo de investigação do TCE/MA.


Original

A Prefeitura de São Luís mostrou em suas redes sociais como vai ficar o calçamento de ruas ao retorno do Largo do Carmo e da Praça João Lisboa.

O município, em parceria com o Iphan, está fazendo um calçamento sem asfalto e, assim, aproximando a área das características originais de quando a igreja e a praça foram construídas.

Esta é mais uma obra da Prefeitura de São Luís para o Centro Histórico. A série inclui ainda inclui Mercado das Tulhas, casarões para abrigar centro de arte e reforma da Praça da Saudade.

E mais

- O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, ontem, a visita de cortesia do novo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau.

- O encontro, em tese, serviu para reforçar o relacionamento harmonioso entre o Poder Legislativo e o Ministério Público Estadual, estreitando o diálogo entre as instituições.

- Os deputados estaduais reconheceram o estado de calamidade pública nos municípios de Presidente Médici, Codó, Tuntum, Marajá do Sena, São Mateus, Cidelândia, Paço do Lumiar, Buriti Bravo e Vitorino Freire.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.