Criatividade

Máscaras customizadas e personalizadas viram "febre" na pandemia

Obrigatórios para proteção contra a Covid-19, itens são estampados em cores diversas, com figuras de personagens infantis e até fotos de filhos

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Na Rua Grande, é fácil ver máscaras customizadas e personalizadas, em vários estilos
Na Rua Grande, é fácil ver máscaras customizadas e personalizadas, em vários estilos (mascaras customizadas)

São Luís – Com o decreto publicado no dia 20 de abril sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos no Maranhão, esse item passou a fazer parte do vestiário diário da população. Tendo isso em vista, vendedores e costureiros passaram a apostar na personalização e customização de máscaras que pudessem agradar a todos os públicos.

Segundo a Infectologista Maria dos Remédios Carvalho, essa personalização se torna ainda mais importante no caso de crianças. “Para estimular a adesão ao uso de máscaras por crianças e adolescentes, é bom pensar nas cores, personagens, frases que estimulem a identificação de grupos”, explicou.

O vigilante Emerson Matos foi uma das pessoas que aderiu a personalização. Ele encomendou máscaras confeccionadas com imagens dos seus dois filhos. “Eu decidi fazer essas máscaras para homenagear o meu filho maior e o meu filho que nasceu agora”, explicou. Com o preço de sete reais por unidade, o vigilante comentou que considera um bom preço, já que o material é feito com impressão de imagens.

A escolha do tecido pelo próprio cliente também é uma forma de manter a personalidade da pessoa na máscara que vai ser usada. Roseane Goulart, autônoma, produz máscaras gratuitamente. Ela pede que aqueles que precisem de máscaras levem os tecidos de sua escolha. As solicitações são recebidas através de sua página do Instagram @roseanegoulart. São confeccionadas dez unidades para cada pessoa e o que sobrar do tecido é usado para a confecção de máscaras que serão doadas. A maioria dessas confecções já são personalizadas justamente pela escolha de tecidos que o cliente se identifica.

Roseane produz em média trinta máscaras por dia, e desde o início da pandemia ela já confeccionou sozinha mais mil máscaras. Porém, ela não foi a única que teve um aumento na demanda. De acordo com a empresa “SLZ Fardamentos” a procura por máscaras no local aumentou em 1000% desde março.

O local produz máscaras de todos os temas, desde de times de futebol a máscaras padronizadas para empresas, usando o método da sublimação (um tipo de pintura direto no tecido). Com a faixa de preço entre cinco e sete reais a unidade, dependendo da demanda (R$7,00 a partir de 10 unidade e 5,00 a partir de 100 unidades), a empresa produz em média mil unidades por semana, e já chegou a 20 mil máscaras nos últimos três meses.

De acordo com a SLZ Fardamentos, as principais demandas são máscaras padronizadas com o logo de empresas para complementar uniformes e vestes de trabalho. Elas são seguidas pelas máscaras tematizadas com times de futebol.

“Recebemos o pedido e o cliente envia a sua logomarca para fazermos o layout. Depois de aprovado vai para o corte do tecido e levamos para a pintura (sublimação)”, explicou a empresa. A loja fica localizada no bairro do Cohatrac IV e recebe pedidos a partir de 10 Unidades. Eles possuem três tamanhos de máscaras: para crianças, jovens e adultos.

Distribuição de máscaras

Em abril (dia 22) o Governo do Estado do Maranhão distribuiu 15 mil máscaras nos terminais de integração para garantir que toda a população possa se prevenir contra o vírus da Covid-19 em espaços públicos.

As máscaras são produzidas por internos do sistema penitenciário do Estado, contribuindo para a ressocialização deste público. Segundo o governo estadual, em abril eram produzidas diariamente 15 mil máscaras e, para a confecção, era utilizado material tipo TNT (cinco mil) e tecido (média de 10 mil).

Confecção das máscaras

De acordo com a infectologista Maria dos Remédios Carvalho, na hora de confeccionar uma máscara é importante considerar o design, de modo que ela cubra o nariz e a boca. De preferência, usar tecido de algodão e camada tripla, e considerar o conforto.

Ela lembrar que a pessoa pode usar a mesma máscara durante 2 a 4 horas, e por isso, pessoas que forem passar um grande período de tempo fora de suas casas, é importante que levem mais de uma máscara consigo.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde instruí que seja feito o uso de tecidos de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); tecido de algodão (como camisetas 100% algodão) e fronhas de tecido antimicrobiano.

Também é orientado que se use medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz; bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Higienização

A infectologista também explica que para a higienização adequada das máscaras é necessária lavagem normal com água e sabão. E caso a pessoa retire ou troque a máscara fora do domicílio, a máscara deve ser acondicionada em saco plástico.

Também é indicado que após a compra de máscaras, elas sejam higienizadas antes do uso. É importante que cada pessoa tenha sua própria máscara e que não seja dividida com ninguém, inclusive familiares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.