Ensino

Em retorno, escolas públicas vão seguir protocolo pedagógico

Aulas das instituições públicas devem voltar na primeira quinzena do mês de agosto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Escolas públicas estaduais devem retomar atividades na segunda quinzena de agosto
Escolas públicas estaduais devem retomar atividades na segunda quinzena de agosto (Escola Estado do Ceará )

São Luís - O Governo do Estado vai elaborar um protocolo pedagógico para as instituições educacionais da rede pública seguirem, quando retornarem as suas atividades, previstas para a primeira quinzena do mês de agosto, deste ano. Este foi um dos anúncios feitos pelo governador Flávio Dino, em entrevista à imprensa, realizada por redes sociais, na sexta-feira, 26. As aulas foram suspensas desde o dia 17 de março, como uma das medidas sanitárias para conter o novo coronavírus, Covid-19. Até o último dia 25, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), havia 74.925 casos confirmados da doença no estado e um total de 1.871 óbitos.

“Estamos vivendo em um período de reabertura das atividades, de forma gradual, mas não devemos descuidar das medidas sanitárias”, afirmou Dino. Ele ainda disse que no “novo decreto” serão definidas mais normas para o retorno das aulas nas escolas da rede pública, até o momento, previsto para o mês de agosto

Ele também declarou que o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, vai elaborar um protocolo pedagógico para ser seguido pelas escolas estaduais, a partir de agosto, priorizando as medidas de precaução para evitar a proliferação da Covid-19. Um deles é o uso obrigatório de máscara e o processo de higienização. “As escolas vão retornar as suas atividades, mas tudo vai ser articulado. Inclusive, as aulas presenciais, pois o distanciamento deve ser seguido de forma rigorosa”, frisou Dino.

Ainda segundo o governador, os alunos estão recebendo atenção especial, principalmente, aqueles que devem prestar o vestibular. Estão sendo munidos de apostilas e apoio dos professores, por meio da internet. Os discentes possuem acesso a uma plataforma digital, com aulas disponíveis, e por meio dessa ferramenta eletrônica podem tirar as suas dúvidas.

Dino disse que as prefeituras municipais terão a liberdade para determinar a retomada das aulas, mas dependendo da sua situação sanitária e adotando as medidas de precaução. Enquanto, sobre as universidades públicas, os membros do colegiado devem fazer a sua avaliação, porém, adotando o protocolo sanitário. “Existe o princípio da autonomia universitária e deve ser respeitada”, frisou o governador.

Em relação às unidades de ensino privado, o governador informou que existe um contrato entre a instituição e os contratantes (pais dos alunos) e devem elaborar o seu protocolo pedagógico, mas seguindo as medidas sanitárias e sendo observado pelo Estado.

Fiscalização
O governador também declarou que no decorrer dos próximos dias a equipe da Vigilância Sanitária, bombeiros e policiais militares fiscalizarão bares e restaurantes da Região Metropolitana de São Luís.

Esses estabelecimentos comerciais estão de portas fechadas por mais de três meses e, por decisão do Governo, vão poder abrir a partir deste sábado, 27, mas, seguindo as medidas sanitárias. Além dessas regras específicas, esses pontos precisam seguir as normas gerais como o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento.l

Saiba mais

Fakes news

Flávio Dino contou, ainda na entrevista online, que no período de pandemia está havendo divulgação de fake news. Chegou a circular nas redes sociais, que as festividades de São Pedro e São Marçal seriam realizadas normalmente na capital, mas foi desmentido pelo Governo, por tratar-se de fake.

Praças de alimentação

Na tarde desta sexta-feira, o governo informou que as praças de alimentação dos shoppings poderão reabrir a partir deste sábado (27).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.