Bate-papo

Beto Nicácio aborda a importância do desenho animado na educação

Quadrinista e pesquisador é convidado do projeto Do Nosso Jeito, nestaquinta-feira, realizado pela Diretoria de Assuntos Culturais

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Beto Nicácio participa de projeto nesta quinta-feira
Beto Nicácio participa de projeto nesta quinta-feira (Beto nicácio)

SÃO LUÍS- O professor, quadrinista e animador Alberto de Jesus Nascimento Nicácio (Beto Nicácio) é o convidado do Projeto 'Do Nosso Jeito' nesta quinta-feira (25), às 20h. Com transmissão gratuita pelas redes sociais: @cultura.ufma e ufma.cultura, o pesquisador falará sobre a 'Linguagem do Desenho Animado na Escola: Apreciação, Conhecimento e Produção". A apresentação é direcionada a todos os públicos.

Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), através da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), o projeto extensionista 'Do Nosso Jeito' oferece semanalmente uma programação multicultural online com apresentações musicais, performances artísticas, oficinas e palestras de personalidades ligadas à arte e à cultura. Segundo o autor, a linguagem do desenho animado pode ser uma grande aliada na educação.

"A apreciação de curtas metragens sobre lendas brasileiras e as orientações para produção em sala de aula podem despertar o interesse dos alunos pela sua história e cultura? E mais, motivá-los a fazer suas próprias animações usando materiais e equipamentos acessíveis? Vamos levantar esses e outros questionamentos e apresentar algumas sugestões com base em nossa pesquisa de mestrado", disse Beto Nicácio, que também é sócio proprietário da Dupla Criação @criacaodupla.

Premiação

Beto Nicácio venceu prêmios de salões de humor e quadrinhos no Maranhão e no país. Organizou e participou de exposições de pinturas, desenhos e cartuns e ministrou aulas e oficinas de quadrinhos, fanzines e desenhos animados. Produziu suas próprias revistas, a exemplo de "A Lenda de Carruagem Encantada de Ana Jansen"; "Catirina e Pai Francisco em Quadrinhos"; "Proscritos" e o livro infanto-juvenil "O machado de Assis", com o seu filho Felipe Nicácio.

Ilustrou ainda livros e revistas em quadrinhos, a exemplo da história em quadrinhos do Piteco para o MSP+50. Dirigiu os premiados curtas de animação: 'Upaon Açu, Saint Louis, São Luís (A Fundação de São Luís)'; 'Joca e a estrela'; 'A pequena história de Ana Jansen'; 'Balaiada - A Guerra do Maranhão', 'As aventuras do Batimão' e 'Terra Santa, Terra Maldita', adaptação de uma história da hq 'Proscritos'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.