Estímulo

Câmara e Academia Brasileira de Letras assinam parceria pela valorização da cultura nacional

Parceria faz parte de acordo para desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e valorizar a leitura

Agência Câmara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Parceria pretende criar o estímulo a cultura e leitura
Parceria pretende criar o estímulo a cultura e leitura (Livro)

Com o intuito de valorizar a cultura nacional, a TV Câmara e a Academia Brasileira de Letras farão uma parceria para exibição de programas, vídeos e documentários produzidos pela Academia. A cerimônia para marcar o início do acordo ocorre nesta quarta-feira (24), às 14 horas, de forma virtual e será transmitida pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

Como coordenador da Comissão Especial do Bicentenário da Independência, o deputado Enrico Misasi (PV-SP) vai conduzir a cerimônia. “O acordo entre Câmara e ABL é motivo de alegria para todos nós: seja por representar a união entre duas instituições históricas em prol de um objetivo comum, seja por reconhecer o enriquecimento mútuo que pode haver nesse estreitamento das relações”.

Enrico destaca ainda que, pelo período difícil que atravessamos, a parceria é importante para levar opções de entretenimento para as famílias brasileiras.

A iniciativa é contemplada pelo acordo de cooperação assinado em 2019 entre a Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e promover ações de valorização da leitura.

Estímulo para futuras gerações
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destaca a importância do acordo. “Essa parceria entre a Câmara dos Deputados é muito importante para criar o estímulo a cultura, a leitura, para as nossas futuras gerações. Tudo isso é importante para que tenhamos uma sociedade mais igual, mais justa e para que construamos um Brasil melhor para todos”, afirmou em entrevista para a TV Câmara.

Para o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, a parceria reforça o papel republicano das duas instituições. “A Academia Brasileira de Letras e a Câmara dos Deputados realizam um diálogo republicano de alto nível. O protocolo de amizade e cooperação firmado adquire maior potência em tempos de pandemia. Os livros chegam a todas as partes do Brasil, centros de formação, comunidades vulneráveis, bibliotecas prisionais, aldeias indígenas, comunidades quilombolas. Haverá vocação republicana mais solidária?”

Dentre essas ações, além das edições publicadas de forma conjunta, – como o lançamento da obra Imortais: patronos e fundadores da Academia Brasileira de Letras – estão as doações de livros para composição de bibliotecas públicas em áreas carentes do Brasil.

Essa parceria reforça o compromisso de ambas as Casas de viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, promovendo a literatura brasileira e a cultura nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.