Solidariedade

Marrom em live solidária pelo Maranhão

Cantora Alcione fará show ao vivo de sua casa em prol dos profissionais de saúde do estado; transmissão será a partir das 20h pelo portal Imirante, rádio Mirante FM e canal do Imirante no Youtube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Alcione celebra a música maranhense em live
Alcione celebra a música maranhense em live (alcione)

SÃO LUÍS-A cantora maranhense Alcione faz neste sábado (13), um dia depois do Dia dos Namorados e no Dia de Santo Antônio, uma live solidária que terá a renda revertida para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a serem doados aos hospitais do Maranhão. O show da Marrom será transmitido a partir das 20h pelo portal Imirante, rádio Mirante FM e canal do Imirante no Youtube. A realização é do evento é do Grupo Mirante, Eneva e Equatorial Energia, com apoio do Maranhão Observatório Cultural, Associação Médica Brasileira - Maranhão, Uniceuma e Universidade Federal do Maranhão.

A live, comandada pela Marrom, terá participações de Inácio Pinheiro, Marcos da Maioba, Gerude, Roberto Brandão, Chagas, Ribinha de Maracanã e depoimento do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. No repertório estarão grandes sucessos do São João do Maranhão como as canções “Boi de Lágrimas” (Raimundo Makarra), “Tambor de Crioula” e “Maranhão, Meu Tesouro Meu Torrão” (Humberto de Maracanã). “Teremos um repertório voltado ao São João do Maranhão, será para matar a vontade de curtir os arraiais que esse ano estarão suspensos. Toadas de bumba meu boi, tambor de crioula e, claro, sucessos da carreira”, adianta Alcione, em entrevista exclusiva a O Estado.

Além dos sucessos da cultura maranhense, Alcione também cantará hits como "A Loba" (Juninho Peralva/Paulinho Rezende), "Você Me Vira a Cabeça" (Chico Roque/Paulo Sérgio Valle), "Não deixe o Samba Morrer" (Edson Conceição/Aloísio Silva) e "Meu Ébano" (Paulinho Rezende/Nenéo).

A artista, que por conta da pandemia tem realizado algumas apresentações ao vivo de sua casa, no Rio e Janeiro, diz que a experiência das lives tem sido excelente. “Os fãs já vinham pedindo faz tempo, e eu gostei de fazer. É uma forma de me comunicar com as pessoas e, também, de ajudar muita gente porque são lives solidárias. Muito necessárias nessas horas tão difíceis pelas quais estamos passando”, relata Alcione.

E por falar em solidariedade, a cantora não esconde a alegria em contribuir, mais uma vez, com o Maranhão, já que a live será beneficente, para a compra de equipamentos para os profissionais de saúde do estado. “Acho que todos os que puderem, não somente os artistas, devem sim engajarem-se em campanhas de apoio. Aos profissionais de saúde e, também, ao povo mais carente que está necessitando de auxílio. Importante frisar que fiquei muito honrada com o convite do Grupo Mirante, Equatorial e Eneva”, conta a artista.

Ela ressalta que a transmissão cumprirá as normas de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O show será realizado na sala da minha casa, e serei acompanhada por três músicas da Banda do Sol. Músicos que sempre estão comigo aonde quer que eu vá”.

Sobre o cenário atual, a artista lamenta. “O cenário artístico vem sendo impactado faz tempo. Agora, fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a poder retomar nossas atividades. Tem muita gente que depende da classe artística, não só os que estão nos palcos, os protagonistas dos espetáculos. São técnicos, roadies, produtores, assistentes, toda uma leva de profissionais que está sofrendo com essa pandemia”.

A Marrom acaba de lançar o disco “Tijolo por tijolo”, que reúne 14 faixas inéditas, entre as quais algumas homenagens como ao seu estado natal, o Maranhão. O álbum, que sai com selo da gravadora Biscoito Fino apresenta uma seleção de compositores de várias gerações. “Meu público estava cobrando um álbum com músicas inéditas. E os compositores sempre me perguntavam também. É um disco com várias vertentes do samba, muita música romântica (que os fãs adoram), e autores talentosos que sabem ‘meter a caneta’, escrevem músicas lindas”, observa a Marrom.

Racismo

Recentemente, Alcione foi alvo de declarações racistas e preconceituosas proferidas pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. A cantora maranhense recebeu o apoio de diversas personalidades das classes artística e política, que se mobilizaram e saíram em sua defesa.

"Quero agradecer às manifestações de apoio recebidas vindas de todo o país e, principalmente, dos amigos, personalidades e artistas do Maranhão. Artistas como o Grupo Pão Com Ovo, a Flávia Bittencourt, o Betto Pereira, e integrantes da esfera política, como aos parlamentares da Assembléia Legislativa através do Presidente, Deputado Othelino Neto, os Deputados Marcio Jerry, Fábio Macedo, Roberto Costa, Secretário Ivaldo Rodrigues...", disse a cantora.

A declaração do presidente da Fundação Palmares foi uma resposta ao desabafo da artista sobre um áudio em que o presidente da Fundação Palmares chamou o movimento negro de “escória maldita” e disse que, enquanto ele estiver no cargo, "macumbeiro não vai ter nem um centavo". Camargo dirigiu-se a Alcione como “barraqueira, que incita o crime e à violência contra um negro que tem opiniões próprias”, além de tecer críticas ao trabalho da artista.

Alcione reforçou ainda o apoio às manifestações contra o racismo, que vem ocorrendo em diversos lugares do mundo. “Racismo mata, e não é admissível posturas como a registrada naquele dia, nos Estados Unidos. Mas, felizmente, o mundo inteiro está fazendo demonstrações incríveis de repúdio”.

Serviço

O quê

Live Alcione

Quando

Sábado (13), a partir das 20h

Onde

Pelo portal Imirante, rádio Mirante FM e canal do Imirante no Youtube

Doações

Banco do Brasil: Agência - 3846-6

Conta Corrente - 8819-6

Fundação UFAM Lives - C.N.P.J: 07.060.718/0001-12

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.