Resgate

Pessoas em situação vulnerável são alvo de ação, no Centro

Trabalho social ofereceu a comunidade teste rápido da Covid-19, vacinas, máscaras e kit de higiene

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ação Resgate vem sendo realizada com grupos específicos na pandemia
Ação Resgate vem sendo realizada com grupos específicos na pandemia (Ação resgate)

São Luís - Os guardadores de carro, uma das profissões atingidas durante a pandemia da Covid-19, usuários de entorpecentes e pessoas em situação de rua participaram ontem da 7ª Ação Resgate, promovida pela Delegacia de Costume e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) do Monte Castelo, que ocorreu na Praça Benedito Leite, no Centro. Somente na capital, há 2.100 flanelinhas cadastrados no Ministério do Trabalho e Emprego.

Um café da manhã foi ofertado para a comunidade. Um dos coordenadores do evento, Marcelo Costa, disse que apenas no decorrer da pandemia essa é a quarta ação social realizada na capital, sendo a sétima neste ano. No trabalho realizado ontem, um total de 12 pessoas fizeram o teste rápido para Covid-19 de forma gratuita, e deram não reagente, mais de 40 pessoas foram vacinadas e quatro pessoas em situação de rua foram levados para um abrigo, onde vão passar por tratamento médico, psicológico e de assistência social.

Marcelo Costa informou que ainda foram distribuídas 50 cestas básicas para os guardadores de carro, kits de higiene e distribuição de máscaras. “Um dos intuitos desse trabalho social é amenizar as consequências físicas, mentais e sociais da pandemia, principalmente, no tocante a flanelinhas, que estão nas ruas diariamente”, contou.

O delegado da Costumes, Joviano Furtado, declarou que a próxima ação deve ocorrer ainda neste mês, na Deodoro, no Centro. Em relação ao trabalho da Benedito Leite, foi destinado, principalmente, aos flanelinhas dessa área e teve a preocupação de evitar aglomeração. “Estamos realizando a ação por partes e destinando a grupos específicos, para evitar aglomerações durante esse período de pandemia”, explicou.

Ele também contou que os guardadores de carro tiveram uma grande perda financeira nestes últimos meses, devido a diminuição da circulação de veículos nas principais vias da cidade. Até o momento há 2.100 flanelinhas cadastrados no Ministério do Trabalho e Emprego e, no ano de 2011, foram agraciados com o projeto Guardador Legal. Eles ainda tiveram aulas sobre primeiros socorros, noções de turismo e relação interpessoal.

SAIBA MAIS

MAIS UMA AÇÃO

A 6ª Ação Resgate ocorreu no último dia 27, no Mercado Central, área do centro, e 40 pessoas foram vacinadas do HIN1 como ainda duas pessoas foram retiradas das ruas. Também foram ofertados para a comunidade exame rápido da Covid-19, HIV, sífilis e orientações sobre o perigo do novo coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.