Dados do IBGE

Mulheres dedicam quase o dobro de horas nos afazeres e cuidados de pessoas

A diferença de horas dedicadas a cuidados de pessoas e afazeres domésticos entre homens e mulheres aumentou, passando de 9,9 horas a mais para elas em 2016 para 10,4 horas em 2019.

Com informações do IBGE

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
As informações são do suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua
As informações são do suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (limpeza de casa)

BRASÍLIA- Embora a participação dos homens nos afazeres domésticos seja crescente – a taxa de realização subiu 6,7 pontos percentuais entre 2016 (71,9%,) e 2019 (78,6%) -, as mulheres não só continuam sendo as que mais realizam esses trabalhos, como têm tido participação crescente, passando de uma taxa de 89,9% em 2016 para 92,1% em 2019.

A maior diferença de taxa de realização entre homens e mulheres é na região Nordeste, de 21 pontos percentuais. As atividades com as maiores discrepâncias entre mulheres e homens são cozinhar (33,5%) e lavar roupas e calçados (36,6 %). A única atividade realizada mais por homens (58,1%) que mulheres (30,6%) é fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos, uma diferença de 27,5 pontos percentuais.

As informações são do suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C 2019), que levantou dados sobre cuidados de pessoas (crianças, idosos, enfermos ou pessoas com necessidades especiais), afazeres domésticos, produção para o próprio consumo e trabalho voluntário.

Alessandra Scalioni Brito, analista do IBGE, destaca que a desproporção entre mulheres e homens fica mais evidente quando se considera o número de horas dedicadas aos afazeres domésticos e/ou aos cuidados com pessoas, em que as mulheres trabalham quase o dobro que os homens por semana - 18,5h contra 10,4h entre mulheres e homens ocupados no mercado de trabalho; e 24h contra 12,1h entres os não ocupados.

“No geral, sem discriminar ocupados e não ocupados, a quantidade de horas trabalhadas a mais por mulheres é crescente ao longo dos anos, passando de 9,9 horas a mais em 2016 para 10,4 horas a mais em 2019. Os homens só se equiparam a mulher quando moram sozinhos. E mesmo quando ocupadas no mercado de trabalho, as mulheres fazem mais afazeres e cuidados”, ressalta Alessandra.

Mulheres pretas são as que mais realizam afazeres domésticos

Em relação aos critérios de cor ou raça, a mulher preta (94,1%) é a que mais realiza afazeres domésticos e o homem pardo o que realiza menos (76,5%). Além disso, quanto maior o nível de instrução, maior a taxa de realização de afazes domésticos,especialmente entre os homens. Nas mulheres, a taxa entre as que têm o ensino médio completo é de 93,9% e nas com ensino superior completo é de 93,4%. Entre os homens, as taxas de realização são de 81,7% e 85,7%, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.