Exame

Testes para detectar Covid-19 são realizados em shopping na capital

Testagem rápida para o novo coronavírus, que acontece no estacionamento do Golden shopping, é realizada pela Vitalmed, empresa que oferece planos de atendimento médico domiciliar e serviços de ambulâncias e UTI móveis

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Profissional de saúde da Vitalmed realiza testagem rápida para Covid-19 em funcionário de shopping
Profissional de saúde da Vitalmed realiza testagem rápida para Covid-19 em funcionário de shopping (testagem)

SÃO LUÍS - Saber se está infectado ou se já teve o novo coronavírus pode, dependendo da ocasião, ser angustiante para alguém quando o resultado demora. No entanto, a partir do momento em que a pessoa tem a oportunidade de descobrir isso em apenas uma hora ou menos, o contexto é outro. No estacionamento do Golden Shopping, no Calhau, em São Luís, esse serviço está sendo oferecido. Pelo sistema drive-thru, o condutor não precisa descer do carro para realizar o exame, feito a partir da coleta de sangue, de maneira indolor.

A testagem rápida está sendo promovida pela Vitalmed, empresa que oferece planos de atendimento médico domiciliar e serviços de ambulâncias e UTI móveis, no estacionamento coberto do shopping. No local, estão trabalhando sete técnicas em enfermagem e uma enfermeira, que fazem o acolhimento do cliente, para que se sinta seguro durante o procedimento. O teste detecta tanto uma infecção atual, como uma passada, que tenha levado ao desenvolvimento de anticorpos para o vírus.

De acordo com Luana Silva, enfermeira que coordena a equipe de saúde, a ação começou na quinta-feira, 4, e ocorrerá até este sábado, 6. O procedimento é oferecido em um horário que se estende das 10h até as 17h. “É tudo muito seguro e rápido. A pessoa recebe os resultados precisos em um prazo recorde. Trata-se de um diagnóstico adequado, e com todo o rigor clínico para a coleta do material”, pontuou ela.

O procedimento

Segundo informações de Luana Silva, o procedimento começa com o pagamento efetuado pelo cliente, em dinheiro ou no cartão de crédito/débito. Após a confirmação disso, ele segue para as outras etapas. Então, uma técnica em enfermagem colhe os dados da pessoa, como nome completo e CPF. Em seguida, indica em qual mesa será feita a coleta do material biológico. Por fim, após tudo isso consumado, a profissional transmite todas as orientações e deixa claro que o resultado sairá em até uma hora.

“A técnica passa essas orientações de que ele vai receber o resultado no celular, por meio do WhatsApp. A pessoa vai receber o laudo no aparelho telefônico”, disse a enfermeira. Ainda de acordo com ela, o teste é similar a um exame de glicemia, a testagem capilar, onde o dedo é furado delicadamente, sem causar qualquer dor ou desconforto. A equipe toda, como comentou Luana Silva, é muito comprometida e responsável, e utiliza todos os equipamentos de proteção individual necessários.

Esses equipamentos incluem máscara cirúrgica, luvas, aventais, toucas e óculos de proteção. A equipe de saúde segue todas as recomendações de higiene e biossegurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do condutor, os pedestres também podem realizar o teste. Basta entrar no estacionamento coberto do Golden Shopping.

Acompanhamento médico

Um ponto importante na oferta do serviço é o acompanhamento de um profissional quando o resultado é positivo para a Covid-19. Essa parte é fundamental para deixar o cliente mais confiante e determinado a seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), como o isolamento domiciliar, para conter a transmissão do vírus, e tomar cuidado em casa, durante o confinamento, evitando, por exemplo, compartilhar talheres com os demais moradores.

“Esse acompanhamento é essencial para conter a propagação do coronavírus. Se sair positivo o resultado, a pessoa recebe imediatamente a ligação de um médico, para as necessárias orientações. O profissional faz várias perguntas, para saber se o paciente está bem, se está se comportando direito, se está tomando as medidas de prevenção, dentre outras coisas”, frisou a enfermeira Luana Silva.
Pessoas testadas

Nos dois primeiros dias de teste rápido oferecido pela Vitalmed, no estacionamento coberto do Golden Shopping, passaram várias pessoas para realizar o procedimento. Procuram o serviço não apenas condutores, como, também, pedestres, ou seja, que não estavam em veículos, mas que entraram no local para acabar, de uma vez por todas, com a dúvida se está ou não infectado pelo novo coronavírus. Todos os clientes adoraram a ação e disseram que se sentiram seguros enquanto ocorria a coleta do material biológico.

Wellington Silva Santos, que foi submetido ao teste rápido no primeiro dia do procedimento, disse ao Jornal O Estado que teve alguns sintomas elencados da Covid-19, como febre, dor no corpo, mal-estar e dor de cabeça. Mas se recuperou no confinamento, no isolamento domiciliar. “Eu acho que já tive a doença. Agora, poderei saber se isso realmente aconteceu comigo e causou tudo isso em meu corpo. Vamos aguardar daqui a pouco, então, para saber o resultado”, expressou ele.

Serviço de qualidade

A Vitalmed está planejando oferecer outros serviços de testagem para Covid-19 em outros locais da região metropolitana de São Luís. De acordo com o diretor da empresa, Adalberto Teobaldo, o procedimento é uma opção rápida, conveniente e extremamente segura para a população. “Além das medidas educativas e preventivas, os testes têm se mostrado uma das principais armas para o combate a essa pandemia que assola o mundo, sendo que os testes que estão sendo oferecidos nessa ação têm grande vantagem de serem muito precisos e ao mesmo tempo oferecerem resultados rápidos, em menos de uma hora”, destacou ele.

A empresa ainda está fazendo uma promoção, que oferece um teste gratuito para os clientes que aderirem ao plano família da Vitalmed, por meio do atendimento médico domiciliar e remoção por ambulâncias para até 4 pessoas, de qualquer faixa etária, por cerca de R$ 250 mensais. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos seguintes números: (98) 3304-5888/ (98) 98356-5803. Ou acessar o site: WWW.vitalmed.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.