Pandemia

Hemomar faz apelo para que a doação de sangue não pare

Segundo o Centro, coleta do sangue é feita com segurança, sem risco de contaminação por Covid-19

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Hemomar tem conseguido manter doação, mas precisa de mais ajuda
Hemomar tem conseguido manter doação, mas precisa de mais ajuda (Hemomar)

São Luís - Uma pandemia, como o mundo está vivenciando, pode causar prejuízos para a saúde das pessoas de maneira direta ou indireta. Isso pode afetar até mesmo a arrecadação de bolsas de sangue. Por este motivo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) está fazendo um apelo para que as pessoas não deixem de doar sangue, apesar do momento delicado, protagonizado pela Covid-19. Diariamente, a média diária, antes do novo coronavírus, era de 180 coletas. Com a mudança de cenário, caiu para aproximadamente 100.

Na sede do Hemomar, localizado no bairro Jordoa, em São Luís, há dificuldade para alcançar a média diária de 180 coletas, apesar de, recentemente, terem ocorrido, somente em um dia, 199 arrecadações de bolsas de sangue. No entanto, a Sala de Coleta fica repleta de doadores somente quando aparecem grupos de algumas instituições e empresas, como o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que se disponibilizam para ajudar nas campanhas com esse teor.

De acordo com a assistente social Teresa Cristina da Silva, grupos formados por membros de igrejas também estão sendo fundamentais nesse período de pandemia. “Existe uma ideia equivocada sobre os perigos de contaminação no ato da coleta. A verdade é que estamos adotando todos os procedimentos seguros. Isso começa na entrada até a saída das pessoas do Hemomar. Todo material utilizado é individual, é descartável, é único”, pontuou ela.

Segurança na coleta
A assistente social explicou que cada tubo de sangue arrecadado é distribuído para laboratórios diferentes, para finalidades diversas, como detecção de sífilis, anemia falciforme ou tipagem sanguínea. Além disso, o doador passa, antes da coleta propriamente dita, por uma Triagem Clínica, que é feita por um médico ou enfermeiro. Nesse momento, ocorre a anamnese, que é a entrevista realizada pelo profissional de saúde durante a realização da consulta.

Ao doador, são feitas perguntas relacionadas a sintomas típicos do novo coronavírus ou gripais, como etapa essencial antes da coleta. “Se a pessoa disser que está sentindo dor de cabeça, irritação na garganta, febre, coriza, ou algo relacionado ao resfriado e gripe, ela não poderá fazer a doação do sangue. Isso é importante para oferecer uma segurança no procedimento, sobretudo nesse contexto ao qual estamos vivenciando”, expressou Teresa Cristina.

Estratégia para doação
O Hemomar, durante a pandemia da Covid-19, está oferecendo uma van do órgão para buscar e deixar quem se disponibilizar para doar sangue. Os grupos devem ser compostos por entre 5 a 7 pessoas, de igrejas, empresas ou instituições do setor público. Se houver muita gente, é feita uma divisão, com duas viagens, para evitar aglomeração dentro do veículo, como a assistente social Teresa Cristina comentou. No entanto, é preciso fazer um agendamento.

Segundo Teresa Cristina, esse agendamento é feito pelo número fixo 3216-1134 e também pelo 99162-3334, que é o WhatsApp do Hemomar. No prédio do hemocentro, outros procedimentos de segurança estão sendo mantidos, como o distanciamento social nas cadeiras. Na entrada, foi montada uma tenda, onde também ficam doadores ou acompanhantes, quando o lado de dentro está com a capacidade recomendada para que não se formem aglomerações.

Procedimento da doação
Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O organismo repõe o volume doado em 24 horas (parte líquida). Já as células, em algumas semanas. Para o procedimento, é realizado teste de anemia. Também é verificada a pressão arterial, pulso, temperatura e peso. O médico ou enfermeiro faz a entrevista da pessoa de forma individual e sigilosa, de acordo com informações do Hemomar.

A coleta de sangue dura no máximo 15 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável. Ou seja, sem qualquer risco de que a pessoa contraia doenças no procedimento.

SAIBA MAIS

Requisitos para doação
Para doar sangue, a pessoa precisar estar bem de saúde, pesar acima de 50kg, não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao procedimento e ter entre 16 a 69 anos. O doador deve levar um documento de identificação oficial com foto. Ademais, é importante dormir bem nas últimas 24 horas. O pensamento é o de salvar vidas, sempre, uma vez que fazer bem ao próximo é algo que faz toda a diferença no dia a dia.

Segundo o Ministério da Saúde, os requisitos para doar sangue é estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher;
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Impedimentos para doar

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Malária;
Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.