Aeroespacial

Governo autoriza empresas a lançarem foguetes de Alcântara

Portaria estabelece regras para as atividades espaciais que alcancem 100 metros do nível do mar feitas por empresas como a norte-americana SpaceX

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Foguete da SpaceX: empresa norte-americana enviará turistas ao espaço em 2022
Foguete da SpaceX: empresa norte-americana enviará turistas ao espaço em 2022 (lançamento aeroespacial)

BRASILIA - O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil publicou portaria que autoriza que empresas como a SpaceX lancem foguetes da Base de Alcântara, no Maranhão. A exploração comercial do centro de lançamento é uma das bandeiras do governo Jair Bolsonaro.

Conforme a portaria publicada na última segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União, são estabelecidas regras para "as atividades espaciais de lançamento a serem executadas por pessoas jurídicas privadas em qualquer lançamento que alcance uma altitude superior a 100 km em relação ao nível do mar". O texto é assinado pelo engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Ainda de acordo com a portaria, interessados em fazer lançamentos do Brasil (pessoas jurídicas com representação no país) deverão enviar documentos para análise. A partir de então será expedida uma Licença de Operador, com validade por até cinco anos, podendo ser renovada por períodos iguais.

Acordo

O presidente Jair Bolsonaro já havia firmado acordo com o Estados Unidos para autorizar lançamentos da Base de Alcântara. Mas, agora, pessoas jurídicas de outros países com representação no Brasil também ficam autorizadas a realizar essas atividades em território nacional.

A portaria foi publicada nas redes sociais do Governo Federal, acompanhada do seguinte texto: "@espacial_aeb institui procedimentos e estabelece requisitos sobre licença de operador para execução de atividades espaciais de lançamento no território brasileiro. Portaria do @mctic foi publicada no Diário Oficial da União".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.