Congresso Nacional

Bancada retoma debate por nova coordenação e marca data de pleito

Eleição para a coordenação do colegiado maranhense no Congresso ocorrerá na próxima quarta-feira, 10; André Fufuca e Marreca Filho estão na disputa

Ronaldo Rocha/Da Equipe de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Fufuca e Marreca Filho estão disputando a coordenação da bancada
Fufuca e Marreca Filho estão disputando a coordenação da bancada (André Fufuca)

A bancada maranhense no Congresso Nacional decidiu retomar as discussões para a eleição de nova coordenadoria e marcou a data do pleito para o dia 10 deste mês, próxima quarta-feira.

A eleição para o comando da bancada - formada por 18 deputados federais e três senadores -, deveria ter sido realizada no mês de março, mas acabou suspensa em decorrência da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, que atingiu o Brasil.

O atual coordenador do colegiado, deputado Juscelino Filho (DEM) não disputará a eleição. Ele afirmou a O Estado não ter interesse em permanecer no posto. “Não pretendo continuar, não. Devemos fazer a escolha no próximo dia 10”, resumiu.

E nos bastidores, segundo apurou O Estado, dois nomes ganham força com as articulações pelo posto. Tratam-se dos deputados André Fufuca (PP) e Marreca Filho (Patriota).

Fufuca conta até o momento com a simpatia de maior parte do colegiado e trabalha para consolidar o projeto. Apesar disso, não há definição ainda sobre quem deverá ser o escolhido. Os parlamentares ainda conversam para tentar chegar a um consenso.

Ontem ele admitiu a articulação pelo posto e se disse honrado por já ter recebido a manifestação espontânea de apoio de alguns colegas.

“Fico muito honrado em receber o apoio de grandes nomes da política do nosso estado. Trabalharemos até o último minuto para que a união possa prevalecer nesse debate”, disse.

Articulação

Quem falou abertamente sobre o tema com O Estado foi Marreca Filho. Ele disse que tem conversado com os colegas.

Filho também pregou unidade e consenso na bancada. “Estamos conversando e trabalhando o consenso. A bancada é unida”, afirmou.

Marreca Filho também acrescentou que, no momento, tanto ele, quanto Fufuca, têm tentado se articular para o pleito.

“Até então somos só nós dois os candidatos. Ambos se viabilizando”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.