Aglomeração

Parquinho na Av. Litorânea é ponto de aglomeração

Espaço começa a aglomerar pessoas a partir da tarde e se estende pelo decorrer da noite; O Estado flagrou uma grande quantidade de pessoas passeando pela Avenida Litorânea

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Muitas pessoas passeiam e fazem caminhadas na Avenida Litorânea, sobretudo no período da noite
Muitas pessoas passeiam e fazem caminhadas na Avenida Litorânea, sobretudo no período da noite (Av.Litorânea)

São Luís - Na segunda-feira, 25, teve início a reabertura gradual do comércio na Grande Ilha, uma medida muito questionada, já que os números dos últimos boletins da Secretária de Estado da Saúde (SES), apontam um aumento dos casos na ilha, mesmo que seja menor que no interior, os dados ainda assustam. Em meio a esse cenário de incerteza, nesta quinta-feira, 28, por volta das 19h, O Estado flagrou uma grande quantidade de pessoas passeando pela Avenida Litorânea, entre elas, crianças e idosos. Muitos não utilizavam máscaras de proteção e aqueles que usavam, não o faziam da forma correta.

No boletim da (SES) do dia 28, o Maranhão passou de 30 mil testes positivos para covid-19, exatamente 30.482 casos. Somente na região metropolitana da capital, foram 267 novos registros para coronavírus. Enquanto isso, na Avenida Litorânea, um dos pontos mais movimentados de São Luís antes da pandemia, reuniu crianças, jovens e idosos na noite de ontem. Alguns faziam atividades físicas, outros conversavam normalmente e uma boa parte dos frequentadores não utilizavam máscaras, que são obrigatórias em ambientes públicos.

No local, além das pessoas que frequentam, comerciantes também fazem parte do cenário. São barracas, food trucks, e quiosques, além de flanelinhas que trabalham na área, o número de carros estacionados na orla também era grande.

Em nota, da Prefeitura de São Luís, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informa que a Blitz Urbana segue com o trabalho de fiscalização, na Avenida Litorânea, a fim de inibir as aglomerações e risco de contágio pela Covid-19. “A Semurh comunica que são realizadas abordagens e orientações aos pequenos comerciantes, quanto às medidas que devem ser adotadas, como o funcionamento somente por meio de delivery e a proibição de colocação de mesas e cadeiras, pelos quiosques; entre outras”, afirmou o órgão.

Higienização
Na mesma noite, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24°-BIS), realizou mais uma ação de higienização em ambientes públicos da ilha, prosseguimento das ações estabelecidas pelo Comando Conjunto Norte. Desta vez, na Avenida Litorânea.

As atividades tiveram por finalidade reforçar junto à população, com a distribuição de panfletos, as medidas sanitárias relativas à prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e, ainda, higienizar assentos e aparelhos públicos de ginástica.

SAIBA MAIS

Etiqueta para uso de máscaras

Diversas espécies de máscaras estão sendo usadas nesse momento de pandemia. Para melhor compreensão, podemos dividi-las em três: máscaras de proteção de uso não profissional, máscaras cirúrgicas e equipamentos de proteção respiratória (também chamados de respiradores).

É importante lembrar que a máscara é de uso individual e, portanto, não deve ser compartilhada. Além disso, ela deve ser usada por um período de poucas horas, quando, de fato, houver necessidade de sair de casa, e sempre se respeitando a distância entre as pessoas. Também não devem ser manipuladas enquanto a pessoa estiver na rua e, antes de serem retiradas, é preciso lavar as mãos.

É importante lembrar que o novo coronavírus é disseminado por gotículas suspensas no ar quando as pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. As máscaras não profissionais diminuem o risco de contaminação.

Fonte: Anvisa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.