Na quarentena

Dia do Hambúrguer: nutricionista dá dicas para incluir o lanche no cardápio

Versão mais saudável e caseira de hambúrguer pode fazer parte de uma dieta equilibrada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

[e-s001]São Paulo - Durante o isolamento social, muitas pessoas passaram a se “aventurar” mais na cozinha para preparar suas próprias refeições e se alimentar melhor, afinal, o que colocamos no prato tem relação direta com o reforço da imunidade. É a alimentação equilibrada, sem grandes excessos e restrições, que ajuda a garantir os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem.

A nutricionista Rosa Perin, gerente de Nutrição do HCor, esclarece que o consumo de lanches pode fazer parte de uma dieta saudável, desde que esse momento de prazer não vire rotina. Fazer escolhas inteligentes na hora de cozinhar são importantes para evitar a ingestão excessiva de gorduras saturadas e sódio.

Para comemorar, em casa, o Dia do Hambúrguer celebrado na última quinta-feira - e aliviar um pouco as emoções da quarentena - , a nutricionista listou algumas dicas para deixar a refeição mais leve, começando pela seleção dos ingredientes. “É sabido que o ato de comer também traz conforto e conexão com memórias, além de ser um momento de maior convivência para quem mora em família, por isso procuramos adaptar receitas e cardápios de forma individual”, destaca Perin.

Confira, abaixo, as recomendações:

1- Vá para a cozinha

Evite os lanches industrializados, nas versões congeladas, e de fast food. O ideal é preparar o seu próprio lanche e prestar atenção nas quantidades. “Alimentos embutidos, ultraprocessados, alguns tipos de queijos e molhos industrializados são ricos em conservantes e substâncias nocivas à saúde, favorecendo o desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto e relacionados até a alguns tipos de câncer. Melhor mesmo é preparar seu próprio lanche e deixar o delivery para momentos oportunos”, destaca Perin.

2- Escolha da carne

Existem maneiras de fazer um hambúrguer suculento, saboroso e saudável e isso depende, também, de sua composição – a começar pela carne. Prefira os cortes mais magros como patinho e alcatra. A picanha, apesar de saborosa, é mais gordurosa e não deve ser consumida em excesso. Frango e salmão são boas opções. Já os vegetarianos e veganos podem optar por soja, cogumelos, grão de bico e verduras como cenoura, couve-flor e beterraba.

3 – Pão e recheio

Para o pão, a dica é dar preferência aos ricos em fibras e integrais. Outras opções são o australiano ou a ciabatta e sem glúten para os celíacos.

O recheio vai fazer a diferença na saciedade e na qualidade do lanche. Neste momento, é indicado caprichar nas folhas verdes, alface e rúcula, tomate, cebola roxa, berinjela, abobrinha, cenoura ou beterraba ralada.

4 – Hora do queijo

O queijo é um dos ingredientes que não pode faltar em um bom lanche. No entanto, o alerta aqui é para o excesso de sódio, por isso é bom escolher as versões light da muçarela e do prato. Ricota e queijo branco são os mais indicados para pessoas com restrição no consumo de gordura.

5 – Muito além dos condimentos

Se você quer agregar mais sabor ao seu hambúrguer, não é só a dupla mostarda e catchup que faz a diferença. Aposte em um bom molho à base de iogurte ou mesmo um vinagrete. O molho tártaro, com cenoura, pode ser preparado com a maionese de baixa caloria. “Fazer um sanduíche saudável e apetitoso não precisa ser sinônimo de ausência de sabor. É possível comer bem sem precisar abrir mão do que se gosta. A maior dica é a moderação”, finaliza a nutricionista.l

SAIBAMAIS

[e-s001]Pães especiais para o seu hambúrguer

1 - Pão de hambúrguer americano

Considerado o mais tradicional dos pães, é o clássico das hamburguerias em geral, principalmente do fast food. Normalmente, a massa é fermentada e composta de farinha de trigo, fermento biológico, sal, açúcar, água (ou leite) e um elemento gorduroso, como a manteiga ou óleo. Quase no final da preparação, antes dos pães serem assados, também é adicionado um pouco de gergelim na superfície da massa já moldada. O resultado é um pãozinho bem neutro de sabor, levemente dourado, macio e com a superfície lisa. Combina muito bem com as receitas mais básicas de hambúrguer, que inclui a proteína (na maioria das vezes, o hambúrguer de carne bovina), o queijo muçarela e a salada de alface e tomate. Também é possível adicionar elementos que possam oferecer mais sabor ao sanduíche, como bacon crocante, picles e molhos.

2 - Pão italiano

Caracterizado por ter uma casca mais grossa, mas com um miolo de extrema maciez, o pão italiano normalmente é feito de um jeito mais caseiro e rústico. Originalmente, o seu tamanho é bem maior do que um pão de hambúrguer tradicional, no entanto, ele pode ser moldado para ser usado em hamburguerias. Para preparar a receita, é preciso farinha de trigo, malte, fermento biológico, levain, sal e água morna. Quando a massa já estiver fermentada, moldada e pronta para ir ao forno, faz-se dois riscos superficiais em formato de uma cruz, caracterizando o autêntico pão italiano.

O hambúrguer com esse tipo de pão fica incrível com salada de rúcula, um queijo mais saboroso, como o gruyère e o emmental, tomate e a proteína, preferencialmente feita ao ponto e com uma altura maior para ficar bem suculenta.

3 - Brioche

O brioche é de origem francesa. Possui uma crosta bem dourada é feito com os mesmos ingredientes do pão tradicional, contudo, é acrescido de ovos e de uma quantidade maior de manteiga (principalmente em seu interior). Durante a preparação, a massa fica brilhante e pegajosa, porém unida. Ela deve fermentar por um longo período na geladeira, depois deve ser retirada, moldada e novamente deve fermentar — mas por um tempo menor e, dessa vez, em temperatura ambiente. Antes de ser assada, também é indicado passar uma gema de ovo na superfície, oferecendo um dourado intenso e bonito. Para usar o pão em um hambúrguer, é indicado tostá-lo em uma frigideira com um pouco de manteiga. Recheios com molho agridoce (como geleia de pimenta e geleia de tomate), queijo, bacon e proteína bovina tornam o lanche incrível. O brioche é extremamente saboroso e por isso tem sido bastante utilizado na preparação de hambúrgueres gourmets.

4 - Pão australiano

Com um sabor marcante e uma aparência impactante, o pão australiano possui uma coloração escura, uma casca crocante, um interior macio e um leve adocicado. Deve ser feito com uma mistura de farinha de trigo, cacau em pó, fermento biológico, açúcar mascavo, manteiga, sal, mel e água. Vale citar que antes de levá-lo ao forno é indicado passar fubá fino em toda a superfície da massa, oferecendo um aspecto mais rústico ao produto. Por ser um pão de sabor mais intenso, o ideal é criar hambúrgueres diferenciados e que possam agregar ainda mais sabor. Algumas opções são: hambúrguer feito com costela, onion rings, barbecue picante, bacon e salada de alface e tomate.

5 - Pão de azeite

Com um aspecto rústico, um miolo macio e com a adição de azeitonas na massa, o pão de azeite é ideal para preparar hambúrgueres com a carne de linguiça, acompanhado de queijo, uma geleia picante e uma salada de rúcula. Na massa vai açúcar, azeite, farinha, sal, ovos, fermento, água, levain e, claro, as azeitonas picadas. Embora esse pão ainda não seja uma opção muito comum, preparações feitas com ele ficam bem bonitas e com sabores inigualáveis.

6 - Pão de cebola

Macio, saboroso e aromático, o pão de cebola é superversátil e fica incrível na preparação de hambúrgueres de frango com salada de alface e tomate, maionese e queijo. Com uma casca mais firme e com um miolo macio, a receita é feita com farinha de trigo, fermento biológico, creme de cebola (ou cebola triturada), sal, açúcar, leite, ovos e óleo.

7 - Ciabatta

Rica em sabor, textura e aroma, a ciabatta normalmente é um pãozinho retangular, com um miolo úmido e aberto e uma casca fina e bem crocante. Embora existam várias maneiras de prepará-la, uma receita que oferece um bom resultado só é constituída de farinha de trigo, sal, fermento biológico, azeite, levain e água.

Depois que a massa já tiver sido preparada da maneira adequada e passado pelo devido processo de fermentação, ela deve ser moldada, descansar novamente por um curto período e posteriormente ser colocada para assar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.