Cuidados

Vitaminas para fortalecer a imunidade do seu organismo

Com o atual momento mundial, todo cuidado com a imunidade é importante

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Alimentos com vitamina D são grandes aliados
Alimentos com vitamina D são grandes aliados (vitamina d)


Uma das grandes aliadas de uma imunidade em dia é a alimentação saudável e adequada para o seu corpo. Quando ela está baixa, o seu organismo fica indefeso e mais vulnerável a invasão de fungos, bactérias e vírus, assim, possibilitando o contágio do coronavírus. Com o que cenário vivido hoje, muitos especialistas recomendam que as pessoas estejam atentas ao consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes para fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, para manter a imunidade alta é preciso ter atenção também com os alimentos industrializados, assim como açúcares e até mesmo o álcool.
“As vitaminas e minerais são importantes para melhorar nossa imunidade, regular o metabolismo, regenerar a pele e os ossos, entre outros benefícios. Lembrando que elas não são produzidas pelo organismo e precisam ser absorvidas por meio da alimentação equilibrada, suplementação (caso haja necessidade) e exposição solar (no caso da vitamina D)”, afirma Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa.

O capixaba indica algumas vitaminas para turbinar a imunidade:
-Vitamina D: “Já é de conhecimento popular que a vitamina D tem um impacto muito importante na saúde dos ossos, mas o nutriente também pode influenciar a resposta imune do organismo”, declara Paulo. Esta encontrada em alimentos gordurosos, como a gema do ovo, peixes, como sardinha e atum, e queijos, e claro, a luz solar. Pelo menos 15 minutos de exposição ao sol (no horário adequado) são suficientes para ajudar o sistema imunológico a produzir essa vitamina, entretanto, em alguns casos é necessário a suplementação.
- Vitamina B9: Encontrada no melão, laranja e mamão. Além de vegetais como brócolis, beterraba couve de Bruxelas e leguminosas como o feijão branco.

“Estudos indicam que a B9 é essencial para a manutenção das células Tregs, componentes que atuam na defesa do organismo”, completa
-Vitamina B6: “Com participação em diversos processos metabólicos do corpo, a deficiência de vitamina B6 prejudica as reações imunes das células.” Algumas fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal, como a carne, principalmente de porco e ovos. Você pode encontra-la também na banana, abacate, aveia e arroz integral.
-Vitamina A: “A deficiência do nutriente está associada à redução da atividade de células que ativam anticorpos contra bactérias e antígenos que invadem o organismo.” Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. E outros, como cenoura, espinafre, manga e mamão.

Veja outras recomendações para o aumento da imunidade:
Prática de exercícios
"Musculação, Funcional, CrossFit, Bike, não importa, faça o que você preferir, mas não deixe de se movimentar. Com isso, você estará cooperando com o seu organismo para se tornar cada vez mais resistente às ameaças externas", disse o profissional.

Dormir bem
"Também é importante manter uma rotina de sono adequada. Segundo a Associação Brasileira do Sono, dormir mal ou pouco pode afetar o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle do peso corporal, reduzir a imunidade e ainda aumentar o riscos de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.