Qualidade de vida

Você sabia que a decoração do quarto influencia no seu sono?

Problemas comuns e que são fáceis de resolver podem atrapalhar uma boa noite de sono

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
A qualidade do sono pode ter relação com a arrumação do quarto
A qualidade do sono pode ter relação com a arrumação do quarto (insônia)

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia é um mal que atinge 73 milhões de pessoas no país. Para muitos, dormir 8 horas é um verdadeiro luxo - principalmente para a população das grandes cidades. O ritmo acelerado e o estresse do dia a dia resultam em noites de sono mal dormidas. Seguido da insônia, outras queixas comuns entre as pessoas são o ronco e a apneia.

A busca por uma noite de sono contínuo pode ser um desafio para muitos, ainda mais nesse momento que as pessoas estão mais ansiosas e com metabolismo desregulado, por conta da mudança drástica da rotina. Apesar de existirem medicamentos que ajudam a dormir, a automedicação é uma prática arriscada e deve ser evitada. O ideal é adotar algumas medidas para ter um sono mais saudável, o que é possível com simples mudanças, seja no estilo de vida quanto no estilo do seu quarto.

Alguns elementos no ambiente podem, sim, ser ligados a uma boa noite de sono. Para isso, a Marabraz dá dicas para deixar o cômodo mais aconchegante e auxiliar em um sono de qualidade.

Conforto
Você sabe como escolher o colhão ideal? Para dormir com tranquilidade e garantir que todas as funções desempenhadas pelo organismo sejam realizadas com sucesso, um bom colchão é item fundamental. A densidade da espuma e as molas são fatores essenciais na hora de trocar o item. Além da cama, outro item que pode trazer conforto ao quarto são as poltronas. Esse móvel versátil, pode ser utilizado como um complemento na decoração e ser usado como mais um local para descansar, ler ou até mesmo para amamentar.

Iluminação
Na hora de dormir, a iluminação também importa. Deixe as luzes brancas para ambientes como cozinha e banheiros. Para o quarto, opte sempre por lâmpadas de luz amarela para dar um ar mais aconchegante. Momentos antes de deitar, se possível, permaneça apenas com um abajur ligado. Elas devem ser de, no máximo, 25w. Outro ponto importante da iluminação é a entrada de luz pelas janelas. O uso de cortinas blackout pode ser uma alterativa muito eficaz.

Cor
Segundo um estudo conduzido pela Travelodge, as melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde. Os donos de quartos com paredes azuis possuem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono. Além da cor do ambiente, é importante não investir em cores vibrantes na decoração. Quando falamos das roupas de cama, elas podem misturar diferentes tecidos e tons, desde que sejam sempre claras.

Somente o essencial
Tenha ao lado da cama somente o essencial: uma fonte de luz, um livro de sua preferência e uma moringa com água. O celular ou computador ao lado da cama trazem muitas informações, que podem acabar com seu sono apenas com uma única notificação.

Algumas outras dicas para conseguir a tão desejada noite de sono, estão ligadas às atividades diárias. Ao menos 4 horas antes de dormir, evite a ingestão de bebidas alcoólicas ou com cafeína, ambos podem causar desconforto gástrico. Procure ir para a cama sempre no mesmo horário, pois o metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário. Por isso, tente manter uma rotina, inclusive os fins de semana. Cuide do seu sono. Dormir bem é saúde!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.