Ajuda

"Velocidade na liberação de recursos federais para combate à Covid-19 é inédita", diz ex-secretário da saúde

Ricardo Murad surpreendeu-se com números e lamentou avanço da pandemia no interior

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Ex-secretário Ricardo Murad elogiou liberação rápida de recursos
Ex-secretário Ricardo Murad elogiou liberação rápida de recursos (Murad)

Durante live reproduzida nas redes sociais na noite de ontem (22), o ex-secretário de saúde, Ricardo Murad, demonstrou surpresa com a velocidade com que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tem liberado recursos a estados e municípios. “Digo isso com absoluta certeza: nunca antes o Governo Federal foi tão rápido no envio de recursos”, explicou.

Ricardo Murad era secretário de saúde durante a crise do H1N1 e comparou a atuação dos governos. “Esperamos semanas pela liberação dos recursos naquela situação. Na crise de hoje, antes mesmo dela tomar as proporções catastróficas que tomou, recursos já estavam na conta do governo do estado”, explicou.

O ex-secretário demonstrou preocupação com o avanço da pandemia no interior do estado. Segundo ele, caso o programa “Saúde é Vida” da ex-governadora Roseana Sarney fosse mantido, a crise no interior do estado seria menor. “Estava sendo criado toda uma estrutura de atendimento no interior do Maranhão que visava acabar de vez com a falta de oferta de saúde. Infelizmente o programa foi abandonado. O que é uma pena, pois hoje poderia estar ajudando muito no combate ao coronavírus”, disse.

De 2009 a 2014 foram construídos 55 hospitais de 20 leitos foram construídos. As unidades foram construídas pelo governo e funcionavam em parceria com os municípios. Outros 6 hospitais macrorregionais foram concluídos. Outros 5 foram deixados em andamento. Além disso, 11 Unidades de Pronto Atendimento foram deixadas funcionando 24h por dia. Nos cinco anos que antecederam a posse do atual governo a rede iniciada em 2009 foi responsável por mais de 25 milhões de atendimento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.