Covid-19

Dino aponta "visível diminuição da procura" por hospitais na Ilha

Segundo ele, diminuição do número de novos casos já é reflexo das medidas restritivas adotadas nos últimos dois meses, sobretudo o bloqueio total (lockdown) e o rodízio de veículos, adotados nas duas últimas semanas.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Flávio Dino)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) declarou ontem, durante entrevista coletiva por videoconferência, que o Governo do Maranhão já consegue perceber um recuo da Covid-19 - doença causada pelo novo coronavírus - na Região Metropolitana de São Luís.

Sem apresentar números, ele destacou que já há uma “visível diminuição da procura" de pacientes por unidades da rede estadual de Saúde nos quatro municípios da Ilha.

“No que se refere às portas de entrada estaduais, na Ilha, nós notamos uma visível diminuição da procura”, destacou.

Segundo ele, isso é reflexo das medidas restritivas adotadas nos últimos dois meses, sobretudo o bloqueio total (lockdown) e o rodízio de veículos adotados nas duas últimas semanas.

“Isso significa um passo que todos nós temos que lutar para preservar. Lutamos durante semanas”, declarou, citando que o momento assemelha-se aos "primeiros raios de sol, ainda que tênues”, após uma tempestade.

Gráficos - Durante a entrevista, o governador apresentou gráficos de um estudo apresentado pelo deputado estadual Yglésio Moyses (Pros), que é médico. Segundo os dados compilados dia a dia, existe uma tendência de suavização da curva de novos casos na Ilha, enquanto no interior ela ainda está muito íngreme.

Para ele, os números mostram "mostram que temos acertado muito”. Dino voltou a insistir em que medidas de isolamento ainda são as mais eficazes contra a expansão do vírus.

“Não existe ainda remédio milagroso contra o coronavírus. Há tentativas, e o Governo do Maranhão disponibiliza todas as substâncias que são vistas como potencialmente eficazes contra o coronavírus. Então precisamos investir na prevenção para continuar a ter esse êxito”, destacou.

O governador apontou que, no momento, a meta do Estado é conseguir estabilizar o número de novos casos na Ilha, para garantir maior atenção e investimentos no continente.

“Os êxitos na Ilha permitem, hoje, inclusive, que nós possamos ter unidades de saúde menos pressionadas, inclusive para que uma parte da ocupação dos leitos que nós abrimos para coronavírus na Ilha de São Luís sejam hoje ocupados por pacientes que estão sendo trazidos pelos municípios”, completou.

Ele também destacou a taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, de 4,13%, abaixo da taxa brasileira, que é de 6,5%, segundo dados desta semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.