Perigo

Linha cerol ou 'chilena' em pipas pode resultar em tragédias

Apesar do período de pandemia há aglomerações de pessoas, inclusive, crianças soltando papagaios, principalmente, nos fins de tarde na Região Metropolitana de São Luís

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Na Ilhinha, garotos brincam com papagaio e se preparam para campeonato no fim de semana
Na Ilhinha, garotos brincam com papagaio e se preparam para campeonato no fim de semana (papagaio)

O isolamento social é a ordem no momento para evitar a proliferação do novo coronavírus, mas, ainda é possível observar várias pessoas infringido as determinações. Um dos casos é a aglomeração de jovens, adolescentes e crianças soltando pipas ou papagaio, principalmente, no final da tarde e fins de semana, nas principais vias e avenidas da Grande Ilha. Esse tipo de brincadeira devido o uso da linha com cerol ou ‘chilena’, que é uma mistura de cola com vidro moído ou linha de ferro, pode resultar em acidentes graves, inclusive, tendo como vítimas motociclistas ou podendo provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Existem dois vídeos circulando nas redes sociais que mostram a aglomeração de pessoas na porta de pontos de venda de pipas e linha de cerol. A maioria delas não usam máscara. No vídeo, uma das pessoas diz que a linha ‘chilena’ tinha acabado de chegar em um caminhão, e é possível observar uma fila tomando toda a extensão de uma rua.

As pessoas, que foram ontem a um desses pontos de venda de pipas, encontraram de portas fechadas. O motoqueiro Fernando Mourão, de 28 anos, declarou que foi comprar linha de cerol, mas, o dono do estabelecimento comercial informou que não havia o produto, mas chegaria no decorrer dos próximos dias.

O empresário ainda contou que o ponto comercial estava fechado por causa da fiscalização. Dois moradores da Divineia também foram a esse local com o objetivo de comprar linha de cerol e disseram que na localidade onde moram não há esse tipo de produto.

Acidente
O promotor de vendas, Erik Medrado, de 20 anos, ainda tem receio passar perto de grupos de pessoas soltando pipas ou papagaio. No dia 2 de julho do ano passado, ele foi surpreendido por uma linha de pipa com cerol, quando pedalava por uma rua, no bairro do Anjo da Guarda, área Itaqui-Bacanga.

Ele disse que tomou um grande susto no momento, mas, somente constatou a gravidade da situação, quando chegou em sua residência e observou que sofreu um corte no pescoço. Foi ao hospital e precisei tomar medicamento de antibiótico.
Medrado ainda informou que três crianças estavam tentando soltar uma pipa, quando a linha atingiu o seu pescoço. No momento do acidente, o celular caiu do braço e a linha de cerol prendeu em seu pescoço. “Tive a iniciativa de ir até as crianças para alertá-las sobre o ocorrido e informar sobre o perigo de soltar pipas em local público, onde há uma grande circulação de pessoas”, disse a vítima.

Outros perigos
A falta de atenção das crianças quando estão soltando pipas também é um perigo. Elas escolhem lugares próximos a barrancos, lugares onde existem buracos ou mesmo as vias de grande fluxo de veículos e até mesmo chegam a usar pedaços de madeira.

As crianças, ao ficarem olhando para o alto, na maioria das vezes, podem cair de certas alturas e até mesmo serem atropeladas por algum veículo. O atropelamento pode também ser ocasionado quando a criança corre para pegar o papagaio.

Ainda há casos de pessoas que se cortaram com a linha de cerol no rosto, pescoço e braços. Os motoqueiros e ciclistas devem ter cuidado redobrado nos lugares onde existe a concentração de pessoas soltando pipas, para não serem vítimas.

Também é possível observar o perigo quando as pessoas soltam pipa sob a rede elétrica e pode provocar curto-circuito ou ainda desligamento na rede de distribuição da energia, podendo provocar, inclusive, apagões nas residências, escolas, estabelecimentos comerciais e até mesmo em unidades de saúde.

Crime
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou, por meio de nota, que os casos de lesão com linha de cerol são apurados nas delegacias do bairro, na região onde ocorrer o crime. Quando há registro da ocorrência, as lesões são tratadas em Inquérito Policial. A depender do caso, a pessoa pode responder por lesão corporal leve, tentativa de homicídio ou homicídio culposo, em caso de morte.

SAIBA MAIS

Alerta

Quem passa pelas ruas de alguns bairros consegue observar as pessoas empinando pipas e papagaios, correndo atrás de pipas que caem, inclusive tentando retirá-las da rede elétrica. Muitas vezes as pipas encostam nos fios energizados e isto ocasionar acidentes graves e também provocar a falta de energia elétrica para sua casa. Para evitar acidentes, a Equatorial Maranhão apresenta algumas dicas de segurança:

Não deixe que as crianças brinquem nas ruas e as recomendações são para ficar em casa;

Quando for possível voltar a empinar pipas, essa brincadeira deve ser feita longe da rede elétrica;

Caso a pipa fique presa na rede elétrica, não suba nos postes para tentar regatar essa pipa;

Se a linha enroscar na rede elétrica, não tente desprender a linha pois, o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande, largue a linha imediatamente;

Caso alguém receba uma descarga elétrica devido ao contato com a rede de energia, não toque na pessoa energizada e ligue imediatamente para a emergência pelo 192 e para a Central 116 comunicando o local com ponto de referência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.