Postura

Confira cuidados com o corpo durante o Home Office

Fisioterapeuta dá orientações para evitar dores e problemas de saúde por conta de má postura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Corrigir erros de posturas tem que ser hábito durante o home office
Corrigir erros de posturas tem que ser hábito durante o home office (postura)

SÃO PAULO- Por conta da pandemia, muitas empresas aderiram ao Home Office, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Para alguns profissionais, esta rotina pode ser uma novidade, por isso, é importante se atentar a alguns fatores, tais como conexão adequada com a internet, atenção aos prazos e cuidado com a saúde corporal. Ao improvisar uma mesa de trabalho ou passar muitas horas sentado, o profissional corre o risco de desenvolver problemas posturais.

Caso a rotina repetitiva seja somada à um estilo de vida sedentário, os riscos aumentam. "Profissionais sedentários acabam sendo mais prejudicados pela postura rígida e concentrada do trabalho que pode causar Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (DORT)", explica Edson Neves, fisioterapeuta que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviço da América Latina. Veja a seguir as orientações do fisioterapeuta para se obter alguns cuidados com a postura e ter uma rotina saudável durante o Home Office:

Móveis ergonômicos
A ergonomia é a ciência que estuda o relacionamento do homem com o trabalho, e por consequência, as condições de trabalho e objetos podem ser adaptados às necessidades do corpo humano. Na prática, o estudo engloba a postura corporal, condições das cadeiras, altura e espaço das mesas, apoio de pés, entre outros. Para os profissionais que estão seguindo o modelo de Home Office, uma cadeira ergonômica pode ser um investimento interessante, segundo o fisioterapeuta. O que diferencia essa cadeira das demais é que a ergonômica dá apoio e sustentação para a coluna, para a lombar e suporte para os pés. Até mesmo os apoios para os braços têm o importante papel de aliviar o peso sobre os músculos dos ombros e da nuca. Além disso, é essencial somar a cadeira ergonômica à altura adequada da mesa de trabalho, que deve ter entre 54 cm a 74 cm para evitar dores e má postura.

Postura corporal
Apesar de móveis ergonômicos serem interessantes, é importante que o colaborador também faça a sua parte para evitar problemas posturais. Ao passar muitas horas na mesma posição, o profissional pode ocasionar lesões na coluna e nos membros superiores e inferiores. A solução para isso é se movimentar e alterar a postura a cada meia ou uma hora. A simples ação de levantar da cadeira ajuda a evitar problemas nos músculos e na coluna, pois ativa a circulação e estimula a musculatura do corpo. Além disso, o indivíduo pode fazer pequenos exercícios durante o período de almoço, tais como fazer rotações com os pulsos, esticar os braços para frente e para cima e movimentar o pescoço, por exemplo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.