Música maranhense

Música maranhense ao piano

Musicista, pesquisador e pianista Daniel Lemos estuda compositores dos séculos XIX e XX e fará hoje, às 20h, live na qual apresenta parte deste repertório

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Daniel Lemos apresenta live nesta quinta
Daniel Lemos apresenta live nesta quinta (Daniel Lemos)

SÃO LUÍS- Com o objetivo de difundir a produção musical do Maranhão dos séculos XIX e XX, o pianista Daniel Lemos tem se dedicado, desde 2018, ao projeto Piano Cultural, no qual apresenta um acervo de composições pinçadas de um catálogo de 180 trabalhos de diversos autores. É este projeto que ele apresenta hoje, em live às 20h. A transmissão será por meio das redes sociais do projeto Do Nosso Jeito (@cultura.ufma e @ufma.oficial e site cultura.ufma).

Daniel Lemos é musicista, pesquisador e professor de música nas universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Federal do Maranhão (UFMA). Nesta apresentação, o pianista reunirá uma seleção de clássicos da música do Maranhão dos séculos XIX e XX, que segundo ele, surpreende por sua riqueza. “Desde 2018 tenho me dedicado ao projeto cultural Piano Maranhense, procurando difundir a produção musical do Maranhão dos séculos XIX e XX, e que nos surpreendeu por sua riqueza. O Maranhão era um dos maiores polos culturais do Brasil no século XIX”, frisa o pianista.

Ele relata que o repertório faz parte do acervo do projeto cultural Piano Maranhense, que teve origem em sua pesquisa de doutorado em música. “Catalogamos e editamos cerca de 180 músicas para piano solo de compositores nascidos ou estabelecidos no Maranhão do século XIX aos dias atuais. Temos desde peças para teatros e salas de concerto a danças de salão, que deram origem à atual música popular do Brasil: polcas, valsas, schottisch (o atual xote), maxixe, samba e até foxtrote”, afirma Daniel Lemos.

Da pesquisa de Daniel Lemos constam obras de compositores nascidos ou radicados no Maranhão como Antonio Luiz Miró (1805-1853), compositor espanhol; Leocádio Rayol (1849-1909), destacado violinista do Norte do Brasil no séc. XIX; Elpídio Pereira (1872-1961), cujo balé Les Pommes du Voisin foi apresentado no Theátre de la Gaité Lyrique, em Paris, por 76 vezes; João Nunes (1877-1951), pianista e professor do Instituto Nacional de Música; e Ignácio Cunha (1871-1955), autor de músicas religiosas e para danças de salão. Algumas das obras estavam fora de circulação há mais de 100 anos.

Carreira

Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), orientado pelo saxofonista prof. dr. Marco Túlio de Paula e o musicólogo prof. dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Daniel Lemos é formado pela Academia de Música Lorenzo Fernandez em Macaé (RJ) com a pianista Maria Luísa Urquiza Lundberg.

É bacharel em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe do pianista Miguel Rosselini, mestre em Performance Musical pela UFMG, orientado pela pianista Ana Cláudia Assis e pelo pianista prof. dr. Maurício Veloso. Daniel Lemos reside em São Luís desde 2009. Como pianista solista e acompanhador fez mais de 100 apresentações em diversos estados do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão e Amazonas, entre outros. Publicou dez livros e diversos artigos em importantes revistas brasileiras da área de música.

A live do pianista será dentro da programação do projeto Do Nosso Jeito, uma realização da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac).

Serviço

O quê

Live com pianista Daniel Lemos

Quando

Hoje, äs 20h

Onde assistir

Nas redes sociais @cultura.ufma e @ufma.oficial e no site cultura.ufma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.