Covid-19

Dino anuncia medidas para endurecer isolamento na ilha de São Luís

Governador do Maranhão determinou rodízio de veículos a partir da próxima segunda-feira nos quatro municípios da região Metropolitana; prorrogação de lockdown somente acontecerá por decisão judicial, segundo Flávio Dino

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Flávio Dino anunciou rodízio de veículos na ilha de São Luís a partir da segunda-feira
Flávio Dino anunciou rodízio de veículos na ilha de São Luís a partir da segunda-feira (Flávio Dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou na sexta-feira, 8, durante entrevista coletiva transmitida a partir do Palácio dos Leões, que vai adotar, na luta contra o novo coronavírus, mais algumas medidas como reforço o lockdown em vigor desde a terça-feira, 5, por força de decisão do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

Embora defenda que o bloqueio total de atividades na Região Metropolitana da capital maranhense tenha se mostrado um sucesso, o chefe do Executivo estadual admitiu a necessidade de editar novos atos para endurecer o isolamento social.

Uma das medidas será a adoção do rodízio de veículos na cidade, por placas, a partir de segunda-feira (11), até o fim do lockdown, na quinta-feira, 14. Assim, na segunda e na quarta será permitida a circulação de veículos com placas ímpares. Na terça e na quinta, os de placas pares. Há exceções para profissionais de saúde, transporte públicos e por aplicativo, por exemplo, e haverá a aplicação de multa gravíssima, de mais de R$ 293, em caso de descumprimento.

“Na segunda (11) e na quarta (13) poderão circular apenas os veículos com placa de final ímpar. Na terça (12) e quinta (14) poderão circular veículos particulares que tenham placas com final par. Com exceção dos profissionais da saúde e motoristas de táxi, essa medida valerá durante toda a próxima semana”, disse o governador ao anunciar também que na sexta-feira (15) será feriado, antecipando o feriado de Adesão do Maranhão à Independência, do dia 28 de julho.

Crítica

Durante a coletiva, Dino voltou a criticar quem tem apontado insucesso do lockdown na ilha. Segundo ele, nunca foi sua intenção aplicar um “regime mais duro que o regime penitenciário”.

“Às vezes ouço críticas de que o lockdown não está funcionando. Porque há uma ideia falsa, talvez até um desejo de pessoas com más intenções, que nós iríamos promover uma espécie de regime mais duro do que o regime penitenciário, que haveria encarceramento em massa, que a polícia iria perseguir pessoas nos bairros e algemá-los, e arrastar ao cárcere”, destacou.

O governador afirmou que a polícia está autorizada a fazer cumprir o decreto, com medidas coercitivas até, mas apenas em último caso.

"A Polícia está autorizada pelo Judiciário a adotar todas as medidas coercitivas necessária, porém, como último caminho”, completou.

Saiba mais

Êxito

Para Dino, o fato de outros estados brasileiros estarem adotado o bloqueio total de atividades como medida de contenção ao avanço da Covid-19 é prova do êxito da experiência maranhense.

"Tanto a medida é exitosa que outras cidades brasileiras estão seguindo o exemplo do Maranhão. Neste particular quero agradecer a adesão da população que está colaborando com as medidas, basta ver a redução no fluxo de veículos e de pessoas no transporte público. Nós teremos a redução da ladeira que será mais inclinada com o efeito do lockdown”, declarou.

Na coletiva, o governador destacou que no início do combate à pandemia do coronavírus no Maranhão existiam 232 leitos exclusivos para o Covid-19. Essa semana, a rede pública estadual já conta com 921 leitos exclusivos para coronavírus.

Atualmente o parque hospitalar maranhense comporta cerca de 800 respiradores, entre os que já haviam e os novos que estão sendo incorporados, semanalmente, à rede pública estadual de saúde. Novas compras estão sendo negociadas e devem chegar novos respiradores nas próximas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.