Estudos

Quarentena muda hábitos de vida de concurseiros

Candidatos devem buscar amparo e suporte em canais especializados em concursos públicos, segundo especialista. Momento também é ideal para quem quer começar a estudar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Estudo em casa tem que ter planejamento
Estudo em casa tem que ter planejamento (concurso)

A s mudanças de hábito de vida causada pelo novo coronavírus podem tornar a rotina de estudos dos futuros servidores menos produtiva. Ficar em casa tem sido a principal arma para combater a doença, porém, novos problemas podem aparecer durante a preparação de muitos concurseiros.

Como muitos exames serão divulgados ao mesmo tempo após a pandemia, aproveitar o tempo para otimizar a preparação e manter o foco dentro de casa têm feito com que muitos estudantes fiquem ansiosos ou angustiados. Então, o que fazer para lidar com a situação e se preparar para a maratona de provas?

Para o Coordenador Geral do AlfaCon Concursos, Filipe Ávila, a primeira coisa que o concurseiro deve saber é qual a carreira que ele pretende seguir, e se dedicar a passar em concursos relacionados a ela. “Tendo em mente a área escolhida, fica mais fácil analisar quais conteúdos são os mais requisitados nos exames. Isso otimiza o tempo de estudo do aluno”, explica. Segundo ele, é prejudicial para o aluno destinar seu tempo estudando para duas áreas diferentes, como policial e administrativo, por exemplo.

Após isso, o coordenador aconselha que o estudante concentre seu tempo para aprender 60% dos conteúdos que são igualmente cobrados em exames de uma mesma área. Independentemente dos anos em que são realizados, certos assuntos são frequentes nas provas. Para isso, o candidato pode analisar os editais de concursos antigos e conhecer quais temas ele deve dedicar maior esforço.

Outro fator importante é a mudança de hábito de vida das pessoas em meio à pandemia. Para quem estava acostumado a estudar em uma sala de aula, em uma roda de amigos ou em lugares públicos, estar sozinho dentro de casa e sem alguém para dar suporte pode aumentar o risco de desenvolver uma série de problemas de saúde, entre eles a ansiedade e a depressão.

Ávila reconhece que o contexto pode proporcionar um crescente número de estudantes que se sentem desolados, e orienta que eles devem buscar ajuda em canais especializados em preparação para concursos públicos. “Há cada vez mais lives e eventos sendo realizados nas redes sociais e no YouTube por cursos preparatórios para tirar dúvidas, explicar técnicas de estudo e, muito mais importante do que isso, para compartilhar e dividir momentos de felicidade e angústia com os estudantes”, diz

Momento é ideal para quem quer começar
Para os que pretendem iniciar os estudos, Ávila alerta que alguns pontos devem ser lembrados na preparação para os concursos públicos. O primeiro é avaliar a qualidade do material didático que o candidato está tendo acesso. Muitas vezes o que está disponível na internet não condiz com o que está em voga hoje, principalmente em disciplinas que envolvem leis, como Direito Penal e Direito Administrativo, por exemplo. A recomendação é comparar o conteúdo dos materiais com os temas presentes nos editais dos concursos pretendidos.

Outro problema relacionado ao material didático que o aluno precisa estar atento é a insuficiência do conteúdo. Materiais incompletos prejudicam o candidato, que terá de passar mais tempo pesquisando formas de complementar a matéria.

O segundo item é o planejamento, tanto de estudos quanto financeiro. Com a maior parte da população em casa, transformar essa situação em vantagem pode fazer diferença nos estudos. Para o coordenador, o concurseiro deve aproveitar esse momento que está em casa, com maior tranquilidade, para estudar confortavelmente e de acordo com seu tempo, sem precisar se preocupar em estar ou sair do trabalho.
Pessoas que perderam a renda durante a crise devem continuar firmes nos estudos, já que após o período haverá uma grande quantidade de concursos sendo divulgados. “Investir em um curso ou em materiais é algo que dará retorno a médio e longo prazos, por isso o candidato deve reorganizar suas finanças levando em conta suas metas e sonhos de vida”, finaliza.

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online conversou com o escritor e professor especialista em técnicas de estudos e aprendizagem acelerada, Fernando Mesquita, com objetivo coletar dicas de estudos para os concurseiros que estão de quarentena.

Fernando listou dicas essenciais, veja na íntegra logo abaixo:

Ajustar os horários, na medida do possível
Com todo mundo em casa, é normal que os horários variem bastante, mas ajustes serão necessários. Acorde mais cedo ou durma mais tarde para assegurar pelo menos algumas horas de estudo ininterrupto. Faça experiências durante alguns dias e veja como se sente em cada um desses cenários. Você vai precisar seguir táticas boas e ter uma boa higiene do sono, porque ele é um ponto muito importante para o candidato;

Fazer combinados com a família.
Cada família é uma família, com sua dinâmica própria. Mas em algumas será possível sentar com todos e combinar “horários de silêncio” que sejam factíveis na dinâmica social. Talvez no meio da manhã e no meio da tarde seja mais simples, mas procure um ajuste que tenha mais chances de ser respeitado por todos com o passar dos dias e a instituição da nova rotina;

Proteger-se.
Em qualquer situação, é importante não deixar na mão dos outros toda a responsabilidade pelos SEUS estudos. Então, se puder, o combo fones de ouvido com música clássica + abafadores (aqueles de obras, adquiridos por precinhos camaradas em lojas de construção) vai te ajudar bastante;

Focar em resolver questões nos momentos de mais interrupções e dificuldades
é claro que alguns momentos serão piores do que os outros, então a sugestão é usar os melhores momentos (de mais silêncio) para o estudo propriamente dito (videoaulas/PDFs + anotações do material de revisão) e os momentos de menos silêncio para a resolução de questões. É a forma de você surfar este momento da forma mais maleável possível;

Ter paciência
como tudo na vida, a quarentena também vai passar em breve. Então, se você só conseguir estudar menos, está tudo bem. Se você não conseguir estudar alguns dias, está tudo bem. Tenha paciência e gentileza, e os acontecimentos dos próximos dias serão muito menos dolorosos.

Fonte: Gran Cursos Online

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.