Entrevista

Tarifa Social pode ter maior abrangência no Maranhão

Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, esclarece dúvidas sobre benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica para famílias de baixa renda no Maranhão durante a crise de coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Augusto Dantas: desconto é oferecido para famílias cadastradas que consumam até 220Kw/h por mês
Augusto Dantas: desconto é oferecido para famílias cadastradas que consumam até 220Kw/h por mês (Augusto Dantas)

São Luís - No Maranhão, mais de 700 mil famílias já estão recebendo o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica Baixa Renda automaticamente, porém 393.771 mil (quase 400 mil) famílias são potenciais beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica Baixa Renda no estado. Ou seja, elas têm o Número da Identificação Social (NIS) e só falta atualizar o cadastro junto a Equatorial Maranhão.

Normalmente as famílias as famílias de baixa renda com os cadastros atualizados possuem desconto de até 65% em suas contas de energia, porém agora elas terão isenção de 100% do pagamento referente à tarifa de energia elétrica para o consumo até 220 kWh por mês.

Ranking com os 10 municípios com o maior número de famílias com NIS válidos, que ainda não estão com os cadastros atualizados junto a Equatorial Maranhão e podem também ter o benefício da Tarifa Social. Nesta entrevista, o presidente da Equatorial do Maranhão, Augusto Dantas, esclarece sobre o tema.

O Maranhão já atingiu a meta da tarifa social?

O Maranhão é um dos estados com o maior número de beneficiários da Tarifa Social. Atualmente, 800 mil famílias já recebem esse benefício. Porém, temos um potencial para que pelo menos 1 milhão de famílias o recebam. Por isso, a Equatorial, o Governo do Estado, Famem e Prefeituras estão emprenhadas para alcançar essa marca de beneficiários no Programa Tarifa Social.

Como o consumidor pode acessar esse benefício?

A família de baixa renda que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que tenha o Número de Identificação Social (NIS), deve procurar um dos sites a seguir: tarifasocial.sedes.ma.gov.br ou equatorialenergia.com.br. O cadastro também pode ser feito através da Clara, nossa assistente virtual do WhatsApp pelo número (98)2055-0116.
Existe alguma parceria com as prefeituras para facilitar essa operação?
A Equatorial Maranhão, o Governo do Estado, Famem e Prefeituras estão empenhadas para alcançar essa marca de beneficiários no Programa Tarifa Social.

A conta vem zerada do consumo e dos impostos, como o ICMS, por exemplo?

Vale salientar que o desconto é oferecido para famílias de baixa renda cadastradas no Programa Tarifa Social e que consumam até 220Kw/h por mês. O desconto será de 100% no consumo de energia elétrica nos meses de abril, maio e junho. Porém, o desconto continuará nos meses subsequentes podendo chegar até 65% da conta de energia. Porém os tributos como ICMS, PIS, Cofins e Contribuição de Iluminação Pública virão normalmente.

O consumidor apto ao projeto, pode aderir ao programa em qualquer data?

A família de baixa renda que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que tenha o Número de Identificação Social (NIS), desde que esteja válido, pode se inscrever a qualquer momento. No entanto, nós recomendamos que, para receber o benefício maior (100%), nos meses de abril, maio e junho, as famílias procurem nossos canais de atendimento o mais rápido possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.